Prefeitura de Guarapuava oferece aulas de Yoga para servidores

Aula inaugural, na praça em frente ao Paço Municipal, ocorreu na sexta feira

Guarapuava deu início, na última sexta-feira (07), ao programa “Servidor Integral”, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Administração. O projeto tem como objetivo oferecer aos servidores públicos uma oportunidade de cuidar do corpo e da mente por meio da prática de yoga. A aula inaugural ocorreu na praça em frente ao Paço Municipal.

Com a professora Jéssica Rickli conduzindo a atividade, que reuniu servidores de diferentes níveis de experiência, a proposta do programa é promover momentos de autocuidado e relaxamento aos servidores, com aulas quinzenais focadas em mobilidade, força e equilíbrio. A atividade é aberta tanto para iniciantes quanto para praticantes experientes, permitindo que todos se beneficiem dos aspectos positivos da prática de yoga.

Jéssica Rickli  ressaltou os benefícios da yoga para os participantes. “A proposta do ‘Servidor Integral’ é justamente ajudar cada pessoa a encontrar equilíbrio, força e mobilidade de forma acessível, seja para iniciantes ou para aqueles que já praticam. Espero que todos aproveitem essa oportunidade de cuidar de si mesmos”, destacou

O evento contou com a participação de diversos servidores que demonstraram entusiasmo com a proposta. Para muitos, a yoga representa uma forma de equilibrar as exigências do trabalho com a saúde do corpo e da mente, promovendo uma vida mais saudável e produtiva.

O programa “Servidor Integral” promete se tornar uma das principais ações da gestão pública de Guarapuava, com a perspectiva de gerar benefícios significativos para quem atua no serviço público da cidade. As aulas seguirão com encontros quinzenais, proporcionando aos servidores a oportunidade de transformar não apenas sua saúde, mas também sua rotina profissional.

Deixe um comentário

Bons hábitos alimentares na escola ajudam a evitar a obesidade na vida adulta

Uma alimentação equilibrada desde a infância melhora o aprendizado, a saúde e reduz os riscos de doenças no futuro

A alimentação saudável dentro da escola vai muito além da escolha do lanche. Criar um ambiente que favoreça hábitos nutritivos pode impactar diretamente o futuro dos estudantes e ajudar a reverter um cenário preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, crianças com obesidade têm 75% de chance de se tornarem adolescentes obesos, e um adolescente com obesidade tem 89% de chance de chegar à vida adulta com a mesma condição.

Para a nutricionista da Escola Atuação, Manoela Richardz Nunes, uma alimentação rica em vitaminas e minerais melhora não apenas a saúde física, mas também o desempenho e o bem-estar dos estudantes.

“Alimentos nutritivos, como frutas, verduras, legumes e pães enriquecidos, fornecem mais energia, melhoram a concentração e aumentam a capacidade de aprendizado. Por outro lado, uma alimentação pobre nesses nutrientes pode causar cansaço, falta de foco e até problemas comportamentais”, explicou.

Além de oferecer um cardápio equilibrado, a escola tem papel fundamental em tornar as escolhas saudáveis mais atraentes. “Apresentar os alimentos de diferentes formas, envolver os estudantes no preparo das refeições e criar momentos especiais com alimentos nutritivos são estratégias que despertam mais interesse e aceitação”, afirmou Manoela.

No entanto, o impacto da nutrição não se limita ao ambiente escolar. De acordo com a nutricionista, para que as mudanças sejam duradouras, a participação da família é essencial. “A escola e os pais precisam caminhar juntos na educação nutricional. Quando os bons hábitos são reforçados também em casa, os estudantes se sentem mais motivados a fazer escolhas saudáveis no dia a dia”.