Violência em Guarapuava diminui no primeiro trimestre

Menos assassinatos, assaltos e furtos. O primeiro trimestre de 2018 foi marcado pela diminuição da violência na região de Guarapuava. Os dados fazem parte do relatório divulgado nesta semana pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná e levam em conta os registros dos três primeiros meses desde ano em comparação com o mesmo período de 2017.

A queda nos homicídios dolosos (quando há intenção de matar) foi de 18%, de vinte duas para dezoito mortes. O retrato da região segue uma tendência estadual. O Paraná teve o menor índice desde que os registros começaram a ser compilados pela secretaria, em 2007. Foram 509 mortes, contra 628 em janeiro, fevereiro e março do ano passado.

O levantamento realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) confirma uma sequência de queda nos homicídios no Paraná. A contagem total de 2017 já havia sido a menor em dez anos, com 2.184 mortes.

Guarapuava e Região

A cidade integra a 7ª Área Integrada de Segurança Pública, divisão estadual feita para fins estatísticos que inclui ainda Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Guarapuava, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.

“Houve uma redução bastante significativa em vários setores como, por exemplo, homicídio, e principalmente nos crimes contra o patrimônio, sejam eles furtos e roubos contra os cidadãos, veículos, comércios e residências”, afirmou o delegado- titular as 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava, Rubens Miranda Júnior.

Os roubos na região caíram em todas as modalidades: em locais públicos
(-49,5%), à residência (-11,5%), ao comércio (-22,2%) e de veículos (-31,4%). Declínio também nos furtos em locais públicos (-38%), à residência (-32%), ao comércio (-37,4%) e de veículos (-49,2%).

“Isso tem demonstrado que o trabalho feito de forma inteligente e integrado das polícias Militar e Civil tem dado resultado bastante positivo. Nos últimos meses quadrilhas foram presas. Algumas, percebendo essa atuação mais firme por parte da polícia, acabaram mudando de local ou sendo pressas”, reforçou o delegado.

Deixe um comentário

Setenta e dois municípios vão receber veículos para ações voltadas às mulheres; Guarapuava está entre eles

Objetivo é reconhecer o desenvolvimento de ações a esse público e facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), divulgou nesta quinta-feira (13) os nomes de 72 municípios contemplados com veículos para serem usados em ações voltadas a mulheres. Eles foram habilitados a receber a doação porque possuem Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e preencheram os critérios definidos na Resolução nº 05/2025.

Por se tratar de um incentivo à implantação de sistema de governança da Política da Mulher, o programa busca reconhecer e apoiar o município que já definiu na sua estrutura administrativa o local da coordenação da política pública para este segmento.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, definiu essa doação como essencial para o fortalecimento da rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres no Paraná. “É um avanço significativo, pois garante que as políticas públicas sejam potencializadas, com mais estrutura, eficiência e acessibilidade no atendimento”, destacou.

“A implementação desse instrumento é fundamental para que mais mulheres no Estado tenham acesso a serviços de apoio e proteção, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas”, afirmou a secretária.

Municípios – A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes de Cianorte, Stephanie Azevedo, disse que o veículo dará mais celeridade aos atendimentos e ampliará a capacidade de realizar intervenções mais próximas e qualificadas junto às mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A viabilização de visitas domiciliares e ações em contato direto com a comunidade fortalecerá nossa atuação, tornando os serviços mais acessíveis, humanizados e eficazes. Trata-se de um importante instrumento para potencializar o alcance das políticas públicas e promover a equidade de maneira mais efetiva”, declarou.

Programa – O repasse de veículos a municípios que atendem critérios faz parte do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O programa tem como objetivo valorizar e reconhecer as iniciativas municipais em priorizar na agenda pública o desenvolvimento de ações voltadas à população feminina, bem como facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal.

Os veículos doados serão utilizados na estruturação da Secretaria da Mulher ou na qualificação dos serviços de promoção e garantia dos direitos, tais como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), acolhimento de mulheres em situação de violência com ou sem filhos, programas de empregabilidade e inclusão social e econômica, entre outros.

Confira a lista com os municípios contemplados:

– Adrianópolis

– Altamira do Paraná

– Apucarana

– Araucária

– Cambé

– Campina Grande do Sul

– Cantagalo

– Cafezal do Sul

– Capanema

– Capitão Leônidas Marques

– Cascavel

– Chopinzinho

– Cianorte

– Colombo

– Cornélio Procópio

– Cruzeiro do Oeste

– Dois Vizinhos

– Enéas Marques

– Fazenda Rio Grande

– Fernandes Pinheiro

– Francisco Beltrão

– Goioerê

Guarapuava

– Irati

– Itaipulândia

– Ivaiporã

– Japira

– Japurá

– Leópolis

– Loanda

– Londrina

– Mangueirinha

– Maringá

– Mato Rico do Paraná

– Missal

– Nova América da Colina

– Nova Tebas

– Palotina

– Paranaguá

– Pato Branco

– Pérola

– Pinhao

– Piraquara

– Pitanga

– Planalto

– Pontal do Paraná

– Prado Ferreira

– Quatro Barras

– Rancho Alegre

– Rebouças

– Reserva

– Reserva do Iguaçu

– Rio Negro

– Rolândia

– Roncador

– Sabáudia

– Salgado Filho

– Santa Helena

– Santa Tereza do Oeste

– São João do Ivaí

– São José dos Pinhais

– São Manoel do Paraná

– São Miguel do Iguaçu

– Toledo

– Turvo

– Umuarama

– Ubiratã

– Virmond

– Xambrê