Vila Bela tem suas vias asfaltadas e requalificadas

Na última manhã desta terça-feira (07), o vice-prefeito Itacir Vezzaro acompanhou duas importantes frentes de trabalho na Vila Bela: uma na rua Salvador Gomes e outra na Nagib Nassar. O vice-prefeito estava acompanhado do secretário de Obras, Leonardo Valenga, e do presidente da Surg, Halmuth Brandtner.

Segundo o vice-prefeito, mesmo com a pandemia, a prefeitura tem conseguido dar continuidade às obras. “A secretaria de Obras faz todo o trabalho de topografia e preparação da via para, em seguida, vir a prestadora de serviço executando a requalificação ou a pavimentação. Isso reduz os custos em 50%”, destacou Itacir.

Em toda a extensão da rua Salvador Gomes está sendo feita a requalificação da via, com alargamento, meio-fio e calçadas com acessibilidade. O serviço deve se estender por mais 30 dias, dependendo das condições do tempo. O vereador Márcio Carneiro também acompanhou o trabalho.

Já a rua Nagib Nassar receberá pavimentação asfáltica nova, com execução de galerias pluviais, meio-fio e calçada com acessibilidade. O trabalho deve ser finalizado também em 30 dias.

Deixe um comentário

Duplicação em Guarapuava recebe as primeiras placas de concreto de 21 cm de espessura

Obra na PRC-466 entre o município e Palmeirinha entrou em uma nova etapa esta semana, com início da camada de rolamento do novo pavimento rígido de concreto

A obra de duplicação em concreto da PRC-466, entre Guarapuava e Palmeirinha, entrou em uma nova etapa esta semana, com a execução das primeiras placas de concreto da nova pista. O investimento na obra é de R$ 139.785.485,97, atendendo um trecho de 11,52 quilômetros de extensão.

Com 21 centímetros de espessura e 4 metros de comprimento, as placas são a camada de rolamento do novo pavimento rígido de concreto da pista duplicada, ou seja, a camada que ficará em contato direto com os pneus dos veículos. Elas estão sendo executadas a partir do km 250, na pista direita e acostamento, nos trechos em que já está pronta a plataforma, sub-base e base da pista, com tempo de cura de 21 dias, sendo liberadas para o tráfego em uma etapa futura da obra.

Continuam em andamento os demais serviços da duplicação, como a terraplenagem do terreno ao lado da pista existente, inclusive exigindo múltiplas detonações de rochas, a implantação do novo sistema de drenagem de águas e galeria celular, a construção da ponte sobre o Rio Coutinho, e melhorias na pista existente da PRC-466.

Este último serviço faz parte da restauração em concreto por meio da técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual é recuperado e aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. Por enquanto os acostamentos da pista antiga já estão passando por manutenção com concreto compactado a rolo (CCR), como parte dos preparativos para o whitetopping. A obra está 18,39% executada e deve ser finalizada em fevereiro do ano que vem.

Os serviços buscam evitar ao máximo a interrupção do tráfego e transtornos ao usuário, sendo planejada a utilização da pista nova para então executar a recuperação da antiga, em segmentos.

Nas etapas seguintes da duplicação também serão implantadas nova sinalização vertical, sinalização horizontal, implantação de dispositivos de segurança viária, iluminação pública, e demais serviços complementares.