Pré-Vestibular da Unicentro volta com as aulas presenciais

Contribuir para a inserção universitária de jovens em situação de vulnerabilidade social que residem em Guarapuava e região. Há 13 anos este é o objetivo principal do Curso Pré-Vestibular da Unicentro – um projeto organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Participam da ação extensionista, especificamente, jovens que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas. Neste ano, o primeiro com aulas presenciais após a pandemia, o cursinho teve 71 inscritos para o processo seletivo e 54 matriculados. Turma que já iniciou sua jornada de preparação para o vestibular da Unicentro e para o Enem – provas que serão realizadas no mês de novembro.

“As ações do projeto são desenvolvidas por uma equipe de docentes, egressos, voluntários, bolsistas e conta também com uma parceria com os professores de estágio supervisionado das licenciaturas, que incentivam os acadêmicos a participarem do projeto com as docências. Para isso, são propostas atividades pedagógicas e culturais, aulas, oficinas, seminários, debates envolvendo estudantes de diferentes níveis de ensino – médio, graduação e pós-graduação.

São oferecidas diversas atividades pedagógicas que buscam preparar os estudantes para realizarem o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de maneira que ocorra a troca de conhecimento entre os envolvidos”, relatou a coordenadora do projeto, a professora Vânia Gryczak.

Para Vânia, o cursinho é um forma de popularização do acesso ao ensino superior público da Unicentro e cumpre uma função social ao possibilitar a aproximação entre docentes, discentes e agentes participantes do projeto e a comunidade externa através da prática ensino-docência.

“O objetivo principal é integrar jovens em situação de vulnerabilidade social oriundos de escolas públicas de Guarapuava e região com estudantes de graduação e pós-graduação, com professores egressos e titulares da Unicentro de modo a possibilitar contribuições para a formação acadêmica, científica e cultural dos envolvidos na perspectiva do reconhecimento da identidade individual e coletiva, da expressividade, dos valores da cidadania e da inclusão social vislumbrando a perspectiva de ingresso no ensino superior com a construção de conhecimento científico-cultural para a profissionalização e transformação da sociedade em que estão inseridos”, disse.

Turma 2022 do Pré-Vestibular Unicentro tem 54 matriculados (Foto: Coorc)

Estudante do Colégio Francisco Carneiro Martins, João Vitor de Lima Santana ficou sabendo da existência do projeto dentro da sala de aula, devido ao trabalho de divulgação realizado pela Proec e que logo despertou seu interesse.

“Estou gostando da primeira semana, é uma aula a mais para ajudar no nosso conhecimento e estudo. A importância (do cursinho) é bastante, porque através dele eu vou estar me preparando para o vestibular ou para o Enem”, afirmou João, que pensa em cursar Ciência da Computação ou Administração.

Amanda Kurta Gonçalves, do Colégio Visconde de Guarapuava, escolheu o curso justamente porque prepara para o vestibular da própria Unicentro.

“Eu pretendo fazer um curso da área da saúde aqui na Unicentro. A Unicentro sempre foi minha primeira opção. Eu acho o cursinho importante para quem não tem uma condição socioeconômica e quer tentar uma vaga na universidade. Meu professor fala que quando você tem uma oportunidade, você tem que aproveitar, então eu estou aproveitando”.

Além das avaliações positivas dos estudantes, a coordenadora do cursinho destaca uma reação em cadeia de benefícios à quem participa.

“Primeiro, os docentes enfatizam que o projeto é uma oportunidade de iniciar ou aprimorar a prática pedagógica. Segundo, bolsistas conseguem apoio financeiro, além de tornar a teoria em prática – os bolsistas sempre nos relatam a importância da relação teoria e prática. Terceiro, alunos participantes, em todas as pesquisas que já realizamos, afirmam que o curso pré-vestibular possibilitou a complementação na formação que eles recebem nos colégios.

Além disso, a gratidão desses alunos ao serem aprovados e que sempre retornam ao projeto para incentivar os novos alunos. Para a coordenação, o feedback é uma transformação em todos os agentes envolvidos. É importante ressaltar, ainda, o alto índice de aprovação dos nossos alunos, isso nos mostra a importância desse projeto para toda a comunidade”, complementou Vânia.

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