Vendaval e queda de granizo podem atingir Guarapuava, alerta meteorologia

Os institutos meteorológicos e a Defesa Civil do Paraná, desde as primeiras horas deste sábado, (29) apontam que Guarapuava, tem grandes possibilidades de chuvas intensas, com queda de granizo e vendavais durante todo o dia e no domingo (30).

Por isso, a Defesa Civil de Guarapuava pede para que todos procurem lugares seguros para se abrigar, caso necessário. Outro alerta é para os riscos de alagamentos, já que, nas últimas semanas, as chuvas foram intensas e rios estão completamente cheios e, outras precipitações de maior volume em um curto espaço de tempo, podem fazer com que a água transborde.

Devido ao trabalho intenso de manutenção e infraestrutura promovido pela nada de grave ocorreu nas últimas semanas. No entanto, o alerta é para que ninguém corra nenhum risco e fique atento quanto às variações climáticas.

Os funcionários e voluntários da Defesa Civil de Guarapuava, bem como o Corpo de Bombeiros, estão em alerta quanto às variações climáticas. Eles também se põem à disposição, caso alguma pessoa ou família necessite de ajuda.

A vigência da possibilidade de chuvas intensas, vendavais e queda de granizo é de seis horas.

Os números de telefones para contatos emergenciais são: 193 (Bombeiros) ou 42 9 9808-9831/42 9 9813-3269 (Equipe de Plantão da Defesa Civil Municipal).

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.