As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) estão entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o World University Rankings 2023, da consultoria britânica Times Higher Education (THE). O levantamento foi divulgado nessa semana, durante o evento THE World Academic Summit 2022, em Nova York, nos Estados Unidos. O Brasil tem 62 universidades classificadas.
Nesta edição, entre as universidades brasileiras, a UEL aumentou 24 posições, em relação ao ano anterior, passando da 50ª colocação para a 26ª. A instituição manteve a classificação global no grupo 1201-1500. Na sequência, a UEM, a Unioeste e a UEPG figuram em 34º, 35º e 60º lugar nacional, respectivamente. No global, as três estaduais estão no grupo 1501+.
Ao todo, foram avaliadas 1.799 universidades de 104 países. Os resultados compreendem 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco métricas: qualidade de ensino (30%), inovação (2,5%), internacionalização (7,5%), pesquisa, incluindo volume, investimento e reputação (30%), e citações, referente à influência da pesquisa (30%).
No quesito inovação, relativo à transferência de conhecimento, a UEL é a segunda instituição mais bem avaliada da Região Sul do Brasil e a sexta do País, à frente inclusive da Universidade de São Paulo (USP), primeira colocada no ranking geral nacional.
Para a reitora da UEL, professora Marta Regina Gimenez Favaro, as universidades cumprem papel importante na formação de profissionais e na produção de conhecimento em benefício da sociedade.
“Os resultados nesse ranking refletem o trabalho que vem sendo desenvolvido na área de ensino e na formação de profissionais qualificados. Também conseguimos destaque em citações, o que demonstra que o trabalho produzido pelos pesquisadores está sendo reconhecido como referência em todas as áreas do conhecimento”, afirmou.
Referência – O World University Rankings reforça outras classificações internacionais da THE, que mensuram a qualidade do ensino superior ao redor do mundo. No Latin America University 2022, dedicado às universidades latino-americanas, UEM, UEL e UEPG ocupam as posições 45, 50 e 92, nessa ordem, seguidas pela Unioeste, classificada no grupo 101-125.
O Impact Rankings 2022 – que avalia a atuação acadêmica em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – destaca as universidades estaduais do Paraná nas seguintes colocações: UEM – 301-400; UEL – 401-600; e UEPG e Unioeste – 801-1000.
Além das estaduais, o ranking de 2023 também classifica a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).