Unicentro tem 150 vagas para especialização EaD em Educação Digital

A Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro – oferta 150 vagas gratuitas para o curso de Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Educação a Distância (EaD).

A pós-graduação é oferecida em rede, por meio da parceria entre as universidades estaduais do Paraná, juntamente a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e é viabilizado pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As 150 vagas destinadas à Unicentro serão divididas entre os polos UAB de Cândido de Abreu (10), Guarapuava (30), Laranjeiras do Sul (20), Palmital (10), Pato Branco (30), Pinhão (13), Prudentópolis (13), Santo Antônio do Sudoeste (14) e de Turvo (10). As inscrições podem ser feitas até 16 de outubro.

O objetivo é formar docentes para o cenário contemporâneo em que as tecnologias não estão presentes somente na vida dos alunos, mas também em sala de aula. Além disso, o curso também foca nos processos de aprendizagem que podem ser melhorados com a presença das possibilidades tecnológicas.

Para se inscrever é necessário ter graduação concluída em cursos de licenciatura e comprovar ser professor efetivo em exercício de atividade docente no ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. A classificação levará em consideração o tempo de serviço.

Todos os documentos necessários estão elencados no edital, disponível no site do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.

Sobre o curso

São 390 horas de curso com nove disciplinas divididas em trilhas pedagógicas. A metodologia do curso se dá por meio da resolução de problemas de forma inovadora na qual o ser humano é o centro do processo de aprendizagem.

Neste sentido, o trabalho de conclusão de curso (TCC) será desenvolvido por meio da implantação de um projeto de intervenção aplicado nas escolas em que o professor atua, sob a supervisão dos professores e tutores.

Serviço:

Especialização em Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Vagas da Unicentro: 150 em 9 polos

Inscrições: até 16 de outubro, confira detalhes no edital

Informações: uvpr.pr.gov.br/educacaodigital

Deixe um comentário

Enem: Estudantes paranaenses já podem pedir isenção da taxa de inscrição

Têm direito alunos que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública

Os alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos devem ser feitos pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período de 14 a 25 de abril.

Têm direito à isenção os estudantes que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública; ou como bolsista integral em escola da rede privada; ou que sejam membros de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os estudantes que participam do programa Pé-de-Meia também poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.

“O Enem é mais uma oportunidade de ingresso no ensino superior para o estudante paranaense, que já conta com o Aprova Paraná Universidades”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “A isenção da taxa de inscrição é uma maneira de democratizar ainda mais esse acesso”.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. Desde 2004, os resultados obtidos podem ser utilizados pelo estudante como forma de ingresso no ensino superior, como critério único ou complementar dos processos seletivos.

Independente do pedido de isenção, o estudante ainda deverá fazer a inscrição para o Enem, cujo período ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Justificativa de Ausência – O estudante que obteve a isenção, mas não compareceu aos dois dias de aplicação das provas no Enem 2024 e que queira solicitá-la para o exame de 2025, precisará justificar sua ausência. O prazo é o mesmo, de 14 a 25 de abril, também pelo site do Inep.

Enem Paraná – Recentemente, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) lançou o recurso educacional digital Enem Paraná para auxiliar os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública na preparação para o Enem e vestibulares em geral. A plataforma oferece ferramentas personalizáveis de estudos, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem e pode ser acessada pelo computador ou pelo celular.