Unicentro oferece cursinho pré-vestibular gratuito em Irati

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) oferece, a partir deste mês, o cursinho pré-vestibular gratuito em Irati. O projeto é promovido pelo Fórum das Licenciaturas e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Irati.

O curso conta com a coordenação das professoras Joyce Jaquelinne Caetano, do Departamento de Matemática (Demat/I), e Luciane Trennephol da Costa, do Departamento de Letras (Delet/I).

“A ideia de ofertar as aulas aqui em Irati surgiu dentro do Fórum das Licenciaturas, porque já tem o cursinho pré-vestibular há muitos anos em Guarapuava. Então, a gente encarou essa empreitada e fomos atrás dos professores. O curso conta com a colaboração de professores dos cursos de Letras, História, Geografia, Matemática e Engenharia Ambiental”, detalhou a professora Joyce.

Com foco em preparar os estudantes para as questões do Vestibular da Unicentro, o projeto disponibiliza 200 vagas. “Nós vamos trabalhar o programa de provas da Unicentro, estudar os conteúdos e questões dos vestibulares passados – questões de literatura, de redação, matemática…”, conta Joyce.

As aulas são presenciais e ocorrem às quintas-feiras, no contraturno escolar, a partir do dia 8 de agosto. “Será das 13h30 às 17h. A primeira etapa será no Auditório do Colégio Nossa Senhora das Graças e as seguintes serão no Colégio Duque de Caxias”, afirma a docente.

Inscrições 

As inscrições ficam abertas até o dia 7 de agosto ou até preencher todas as vagas. Os interessados podem realizar a inscrição, gratuitamente, através do formulário online.

Podem se inscrever estudantes do 3º ano do ensino médio que estejam matriculados em colégios da rede pública de Irati. Após a inscrição, os participantes receberão o cronograma completo, com mais detalhes sobre os encontros. Também será disponibilizado um certificado de participação.

Deixe um comentário

Série sobre os 50 anos da Itaipu começa a ser transmitida em TV aberta

Primeiro episódio vai ao ar neste sábado, na RIC TV, retransmissora da Rede Record no Paraná

A RIC TV, retransmissora da Rede Record no Paraná, começa a exibir neste sábado (1º) os oito episódios da série documental “Itaipu Binacional – 50 anos de história”. Os programas irão ao ar todos os sábados, em horários diferenciados: em Londrina, Foz do Iguaçu e região Oeste do Paraná, será às 13h; em Maringá, às 13h30; e em Curitiba, às 14h.

Produzida sob a coordenação da Comunicação Social da Itaipu, a série foi lançada em 2024 para comemorar o cinquentenário da empresa. O filme resgata a história a partir da percepção das pessoas que construíram ou viram nascer a gigante de energia. São esses os personagens que contam as histórias, e não um narrador.

A chefe da Assessoria de Comunicação da Itaipu, Ana Paula Hedler, diz que a transmissão em TV aberta tem o mérito de ampliar a visibilidade da série, fortalecendo o seu papel como produção cinematográfica e documento histórico. “Itaipu é uma das obras mais icônicas do mundo e registrar a sua história, com toda a sua riqueza, é um legado que fica para essa e para as futuras gerações”, disse.

Os episódios têm 20 minutos de duração, no máximo, e podem ser vistos separadamente. O primeiro, “Antes da explosão”, que abre as transmissões da RIC, revela a Foz do Iguaçu dos anos 1970, antes do início da grande obra. “Estamos chegando” (episódio 2), que irá ao ar no dia 8, é uma homenagem aos barrageiros. Na sequência, “Faça-se a luz” (episódio 3), sobre o início da produção de energia, e “Arca de Noé” (episódio 4), que lembra a operação Mymba-Kuera e os cuidados socioambientais da Itaipu.

“Outras energias” é o quinto episódio, destacando as ações sociais da Binacional. O episódio 6, “Um passo para o futuro”, mostra os investimentos em pesquisa e educação, assim como o episódio 7, “Uma usina de inovações”, que aborda a transição energética. O oitavo e último episódio, “Uma usina de emoções”, fecha a série voltando ao seu ativo mais importante: pessoas.

Além da RIC, a série também pode ser vista no Youtube pelo link http://bit.ly/3W9dTil. No Globoplay, o link é https://bit.ly/4fO1cR0. Mesmo quem não assina o streaming têm acesso aos episódios, que fazem parte do conteúdo aberto.