Mestrado em Biologia Evolutiva seleciona turma 2022

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva está com as inscrições abertas para a seleção de estudantes para o curso de mestrado. O programa é desenvolvido em associação ampla entre a Unicentro e a Universidade Estadual de Ponta Grossa e, para a turma 2022, oferta o total de 14 vagas, divididas entre as duas instituições – sete para a Unicentro e sete para a UEPG.

O mestrado, de acordo com o coordenador do programa, professor Paulo Roberto da Silva, tem como objetivo capacitar profissionais que já tenham formação superior na área de Biologia Evolutiva. “Essa capacitação envolve tanto a capacitação científica quanto tecnológica para que esses profissionais sejam habilitados ao desenvolvimento de atividades que envolvem as questões ambientais atuais, principalmente aquelas voltadas à biodiversidade”, explica.

O curso trabalha a partir de duas linhas de pesquisa –  Biologia Evolutiva e Caracterização da Biodiversidade. Dessa forma, destacou o professor Paulo, as vagas são abertas a qualquer profissional que busca aprimorar em questões ambientais. “Os profissionais que têm interesse em melhorar a qualificação na área de ciências ambientais tanto para a atuação em ensino, pesquisa e extensão, quanto para atuação em empresas, principalmente de consultoria ambiental, terão uma formação qualificada no mestrado em Biologia Evolutiva”.

As inscrições para o mestrado em Biologia Evolutiva não têm custo e os interessados devem fazer o registro na instituição em que o orientador pretendido está credenciado. O prazo é 15 de junho. Em Guarapuava, a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva fica localizada no campus Cedeteg. “A inscrição pode ser feita pessoalmente no Programa de Pós-Graduação no campus Cedeteg da Unicentro e também pode ser feita com o envio dos documentos via Correios”, complementou o professor Paulo.

O processo de seleção, pontua o professor Paulo, será feito em uma única etapa e seguirá os critérios estabelecidos por cada orientador. “O candidato, ao acessar o edital, terá a relação de orientadores que possuem vagas disponíveis para o ano de 2022. O candidato deve entrar em contato com o professor e iniciar um diálogo para a elaboração de um projeto para que consiga ter o aceite desse orientador para se inscrever no programa. Quem fará a seleção é o próprio orientador”.

O formulário de inscrição, a relação da documentação necessária e todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital de seleção, que pode ser acessado pela página do programa, no endereço www2.uepg.br/pgbioevol.

Deixe um comentário

Enem: Estudantes paranaenses já podem pedir isenção da taxa de inscrição

Têm direito alunos que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública

Os alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos devem ser feitos pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período de 14 a 25 de abril.

Têm direito à isenção os estudantes que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública; ou como bolsista integral em escola da rede privada; ou que sejam membros de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os estudantes que participam do programa Pé-de-Meia também poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.

“O Enem é mais uma oportunidade de ingresso no ensino superior para o estudante paranaense, que já conta com o Aprova Paraná Universidades”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “A isenção da taxa de inscrição é uma maneira de democratizar ainda mais esse acesso”.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. Desde 2004, os resultados obtidos podem ser utilizados pelo estudante como forma de ingresso no ensino superior, como critério único ou complementar dos processos seletivos.

Independente do pedido de isenção, o estudante ainda deverá fazer a inscrição para o Enem, cujo período ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Justificativa de Ausência – O estudante que obteve a isenção, mas não compareceu aos dois dias de aplicação das provas no Enem 2024 e que queira solicitá-la para o exame de 2025, precisará justificar sua ausência. O prazo é o mesmo, de 14 a 25 de abril, também pelo site do Inep.

Enem Paraná – Recentemente, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) lançou o recurso educacional digital Enem Paraná para auxiliar os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública na preparação para o Enem e vestibulares em geral. A plataforma oferece ferramentas personalizáveis de estudos, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem e pode ser acessada pelo computador ou pelo celular.