Divulgar pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico na área da Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Línguas. Esse é um dos objetivos do 3º Simpósio de Especialistas em Ensino de Línguas (SEEI) Internacional, que reuniu nesta semana cerca de 50 pesquisadores brasileiros e mexicanos de forma online. O encontro é mais uma ação da parceria internacional entre a Unicentro e a Universidade Veracruzana, do México.
Pelo segundo ano seguido, o evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Língua, Imigração e Identidade da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em colaboração com o Corpo Acadêmico do Curso de Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês, da Faculdade de Línguas da instituição de ensino mexicana.
A palestra de abertura do SEEI foi feita por Pauline Moore, professora da Universidade Autônoma do Estado do México, que tratou dos avanços e das perspectivas da pesquisa em Linguística Aplicada nas Américas.
Já a fala de encerramento foi da professora Juliana Reichert Tonelli, da Universidade Estadual de Londrina, que abordou as interseções do global e do local na pesquisa sobre o ensino da língua inglesa.
Durante os dois dias da conferência internacional, outros 31 trabalhos foram expostos por alunos e docentes de universidades brasileiras e mexicanas, que abordaram desde experiências escolares em cidades fronteiriças até o uso de plataformas de streaming na aprendizagem de um idioma.
Além de palestras e apresentações de trabalhos, o simpósio teve como destaque o lançamento do livro “Diálogos Brasil – México: tendencias en la enseñanza de lenguas”. A publicação reúne 12 artigos relacionados às pesquisas apresentadas na edição anterior do encontro, com textos tanto em espanhol como em inglês, e que trazem diversas perspectivas sobre o processo de ensino e aprendizagem de idiomas, considerando os diferentes contextos brasileiros e mexicanos.
A obra foi organizada por Patricia Nuñez Mercado, Gabriela Guadalupe Estrada Sánchez e Oscar Manuel Narváez Trejo, docentes da Universidade Veracruzana, e pela professora Cibele Krause Lemke, coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro.
O livro está disponível em formato digital e pode ser baixado gratuitamente nos sites do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro e da Faculdade de Línguas da Universidade Veracruzana, responsáveis pela publicação do e-book.
“Ele tem esse formato aberto para a sua ampla divulgação e também para o amplo acesso da comunidade acadêmica interessada nos estudos da área da Linguística Aplicada”, pontua Cibele, que também está à frente da coordenação do simpósio deste ano.
Uma das organizadoras do livro e do evento, a professora Patricia Nuñez Mercado celebra os resultados alcançados pela parceria entre as duas instituições e a participação de todos os envolvidos na publicação.
“É uma grande conquista finalmente poder lançar este tão esperado livro. Que continuemos colaborando de diversas formas – na organização de eventos, em publicações – e que surjam mais projetos como este”, afirma a docente da Universidade Veracruzana.
Para a professora Cibele Krause Lemke, a parceria com a instituição mexicana é importante não só pela perspectiva de internacionalização da Unicentro, mas também pelos resultados já alcançados pela cooperação acadêmica. Por isso, segundo ela, é necessário reforçar as ações que permitam a continuidade e o fortalecimento de ações como esta.
“Nós já temos convênio com a Universidade Veracruzana há mais de 10 anos. Já encaminhamos docentes de diferentes áreas para colaborar com estudos e desenvolvimento de práticas pedagógicas, já enviamos duas professoras da área de língua portuguesa que ensinaram português lá, já recebemos docentes da Universidade Veracruzana aqui, mas ainda não recebemos alunos.
Então, é uma ação na qual a gente ainda quer trabalhar, que é fortalecer a questão do financiamento de ações de internacionalização para que estudantes tenham acesso à participação nesses processos de mobilidade. Nosso trabalho na área da internacionalização é sempre promover o intercâmbio de fato entre as duas instituições, e que as duas instituições envolvidas se sintam contempladas nas atividades propostas”, salienta.