Unicentro: Curso de Educação Ambiental e Crise Climática está com inscrições abertas

Trazer informações, trabalhar possibilidades e novos recursos que tratem da emergência climática. Esses são os principais objetivos do curso ‘Educação ambiental e crise climática: uma abordagem emergente para a transição ecossocial’ que está com inscrições abertas até o dia oito de março.

Segundo a coordenadora do curso ofertado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Unicentro, Adriana Kataoka, a formação pretende promover discussões e reflexões sobre o tema, e posteriormente incentivar ações que abordem a crise ambiental.

“Ações de mitigação e adaptação para o enfrentamento da crise climática, porque a crise climática já se faz presente, todo mundo está acompanhando pela mídia as enchentes, a seca, o calor, mas as vezes parece muito distante da vida de cada um. Então, o curso visa trazer essa consciência de que a crise climática está presente, os cenários são muito complicados, a tendência é piorar e nós precisamos contribuir nesse sentido”, disse Adriana.

A professora Adriana destacou que o projeto será ministrado de forma remota e será dividido em três módulos: o primeiro contará com a formação, estudos e participação de profissionais pesquisadores da área. Já no segundo, o aluno irá propor um projeto de intervenção que será discutido posteriormente no terceiro módulo.

“O segundo módulo tem a ver com a intervenção. Então, a proposta entregue no módulo anterior começa a ser implementada e terá acompanhamento, assessoria de um grupo de pesquisadores em educação ambiental de diversas universidades.

O terceiro módulo tem a ver com a socialização, será um momento em que os professores ou participantes em geral, poderão socializar as suas experiências. Então, eles vão entregar um relato de experiência sobre a intervenção realizada que poderá ser de diversos formatos”, explicou.

O projeto é aberto a todos os públicos, com ênfase na formação de professores interessados na crise climática global.

“Qualquer pessoa pode participar do curso. Claro que há uma ênfase na participação dos professores, porque os professores são formadores de opinião pública, disseminadores de informações, mas também é aberto a gestores, aberto a membros em geral da comunidade, porque a crise climática tem essa urgência, todos nós de certa forma contribuímos para o seu acirramento ou para sua mitigação”, detalhou a professora.

Além disso, a coordenadora do projeto ressaltou a necessidade do conhecimento do tema educação ambiental, já que esse é um tema que afeta a todos nós.

“No que diz respeito a crise climática, esse aprofundamento do tema por meio da educação ambiental, ela vai promover uma ampliação do olhar das pessoas sobre a crise climática, mostrando que ela não está distante de nós, ela está muito próxima e que nós temos sim algo a ser feito em relação a ela”.

Para se inscrever, basta acessar o site unicentro.br/educacaoambiental e preencher o formulário disponível. Mais informações no 3629-8180.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).