Unicentro abre teste seletivo para contratação de professores colaboradores

A Unicentro está com inscrições abertas para o teste seletivo que vai contratar professores colaboradores para atender departamentos e setores da universidade. Ao total, a oferta é de 147 vagas para os câmpus da Unicentro, em Guarapuava e Irati, e a taxa de inscrição é de R$108.

O prazo para que os interessados se inscrevam segue até esta sexta-feira (29). São 119 vagas para Guarapuava e 28 para Irati nas seguintes áreas: Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Educação Especial, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Florestal, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Secretariado Executivo, Serviço Social e Surdez.

A inscrição deve ser feita pela internet e realizada em duas fases. Na primeira delas, o candidato deve informar os dados pessoais, solicitar a emissão do boleto para pagamento da taxa e fazer o requerimento de inscrição. A seguir, na segunda fase, o candidato deve postar o protocolo digital em que vão ser consolidados o requerimento de inscrição, a declaração de ciência das normas, o gabarito e a documentação para a prova de títulos.

Todas as informações sobre o teste, as vagas disponíveis e os requisitos para concorrer a cada vaga podem ser conferidas no edital, disponível na página www.unicentro.br/concursos. Para entrar em contato com a Diretoria de Concursos da Unicentro, o telefone é (42) 3421-3069, em Irati, e (42) 3621-1084, em Guarapuava, que também funciona no WhatsApp.

Deixe um comentário

Série sobre os 50 anos da Itaipu começa a ser transmitida em TV aberta

Primeiro episódio vai ao ar neste sábado, na RIC TV, retransmissora da Rede Record no Paraná

A RIC TV, retransmissora da Rede Record no Paraná, começa a exibir neste sábado (1º) os oito episódios da série documental “Itaipu Binacional – 50 anos de história”. Os programas irão ao ar todos os sábados, em horários diferenciados: em Londrina, Foz do Iguaçu e região Oeste do Paraná, será às 13h; em Maringá, às 13h30; e em Curitiba, às 14h.

Produzida sob a coordenação da Comunicação Social da Itaipu, a série foi lançada em 2024 para comemorar o cinquentenário da empresa. O filme resgata a história a partir da percepção das pessoas que construíram ou viram nascer a gigante de energia. São esses os personagens que contam as histórias, e não um narrador.

A chefe da Assessoria de Comunicação da Itaipu, Ana Paula Hedler, diz que a transmissão em TV aberta tem o mérito de ampliar a visibilidade da série, fortalecendo o seu papel como produção cinematográfica e documento histórico. “Itaipu é uma das obras mais icônicas do mundo e registrar a sua história, com toda a sua riqueza, é um legado que fica para essa e para as futuras gerações”, disse.

Os episódios têm 20 minutos de duração, no máximo, e podem ser vistos separadamente. O primeiro, “Antes da explosão”, que abre as transmissões da RIC, revela a Foz do Iguaçu dos anos 1970, antes do início da grande obra. “Estamos chegando” (episódio 2), que irá ao ar no dia 8, é uma homenagem aos barrageiros. Na sequência, “Faça-se a luz” (episódio 3), sobre o início da produção de energia, e “Arca de Noé” (episódio 4), que lembra a operação Mymba-Kuera e os cuidados socioambientais da Itaipu.

“Outras energias” é o quinto episódio, destacando as ações sociais da Binacional. O episódio 6, “Um passo para o futuro”, mostra os investimentos em pesquisa e educação, assim como o episódio 7, “Uma usina de inovações”, que aborda a transição energética. O oitavo e último episódio, “Uma usina de emoções”, fecha a série voltando ao seu ativo mais importante: pessoas.

Além da RIC, a série também pode ser vista no Youtube pelo link http://bit.ly/3W9dTil. No Globoplay, o link é https://bit.ly/4fO1cR0. Mesmo quem não assina o streaming têm acesso aos episódios, que fazem parte do conteúdo aberto.