UNIASSELVI oferece curso preparatório gratuito para o Enem
UNIASSELVI e Rede Enem oferecem o Curso Enem Gratuito. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, conforme o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições abrem na próxima segunda-feira (27) e vão até 7 de junho. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.
O Curso Enem Gratuito oferece planos de estudos montados para os candidatos ao Exame. Seguindo a estrutura que foi montada especialmente para os alunos que irão fazer as avaliações, é possível ter bons resultados e garantir o ingresso no nível superior. Em 2024 são disponibilizadas quatro opções de programas de estudo:
● Correria: para quem tem pouco tempo livre para estudar, mas pretende se preparar da melhor forma. São três aulas por dia, todas têm um resumo, vídeos e exercícios;
● Extensivo: com conteúdos cobrados em todas disciplinas e na redação. Cada aula é composta por um texto, vídeos e exercícios para praticar. O plano acompanha os estudantes até outubro e permite estudar quando e onde quiser;
● Intensivo: focado nos 10 temas que mais caem no Enem, em todas as matérias. Oferece aulas, exemplos e listas de exercícios;
● Semiextensivo: criado para quem vai começar a estudar agora. Traz os temas mais cobrados no Enem. Cada aula possui texto, vídeo e exercícios para testar o que aprendeu. Além disso, inclui uma revisão especial nas semanas próximas das provas.
Para ter acesso aos conteúdos, basta acessar o site Curso Enem Gratuito ou baixar na Google Play e na App Store os respectivos aplicativos dos planos de estudo.
A taxa de inscrição do Enem é de R$ 85 e precisa ser paga de 27 de maio até 12 de junho. De acordo com o edital, as solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.
Todos os passos devem ser realizados por meio da Página do Participante, onde será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição, que ainda será divulgada. No cartão há o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a opção de língua estrangeira, e as indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.
Sobre as avaliações
Serão aplicadas quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas), uma redação em língua portuguesa e quatro áreas de conhecimentos. A primeira, de linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, tem como componentes curriculares as disciplinas língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
A segunda área de conhecimento (ciências humanas e suas tecnologias) tem como componentes curriculares as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Em ciências da natureza e suas tecnologias, serão cobrados conteúdos de química, física e biologia. A quarta área de conhecimento é a de matemática.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.
O segundo dia será a vez das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.