UAB Guarapuava oferece cursos gratuitos de especialização em Mídias

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece oportunidade para professores da Rede Pública do Estado do Paraná (desde a educação infantil até o ensino médio) que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área de educação e mídias. O curso de pós-graduação “Especialização em Mídias na Educação”, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições abertas e oferece 21 vagas no Polo de Guarapuava.

Com foco especializado em integrar as mídias no ambiente educacional, o curso visa capacitar os educadores para utilizar ferramentas e recursos digitais de forma eficaz em suas práticas pedagógicas, enriquecendo assim a experiência de aprendizado de seus alunos.

“O Curso de  Especialização em Mídias na Educação tem como objetivo incentivar o uso integrado de diferentes meios de comunicação social  em sala de aula e contribuir para a formação continuada de professores da educação básica, permitindo a produção de material em diferentes formatos”, enfatizou Scheyla Tatiana Franke Ueno, coordenadora do Polo UAB de Guarapuava.

O programa é totalmente gratuito, desde a inscrição até a conclusão do curso. Portanto, os interessados podem se inscrever sem a preocupação de custos adicionais.

O período de inscrições se estende até 10 de março, e os candidatos devem cumprir o requisito de serem professores da Rede Pública e atuarem no Estado do Paraná, em qualquer nível de ensino. Além disso, o aluno precisa ter disponibilidade de tempo e recursos para comparecer aos encontros presenciais agendados em um dos polos onde o curso será ofertado.

Para se inscrever e acessar o edital do processo seletivo, os interessados podem clicar no link oficial AQUI.

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos diretamente com o Polo de Guarapuava pelo telefone (42) 3142 1415.

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Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no programa Vida Digna II

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever no programa que beneficiará 99 famílias com moradias populares

A Secretaria Municipal de Habitação abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
  • Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
  • Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
  • CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril