Transparência: Unicentro é a universidade parananense com o melhor portal

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou, por meio do Acórdão 2637, o resultado da avaliação referente à sétima Inspetoria de Controle Externo, que trata da transparência na divulgação de dados pelas universidades estaduais do Paraná. Entre as sete instituições, a Unicentro obteve a melhor avaliação.

“Dentre os pontos positivos, segundo a avaliação do Tribunal de Contas”, como explico o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, estão “as transparências das informações prioritárias, das informações institucionais, do RH, informações aos cidadãos, da acessibilidade”.

Porém, mesmo com vários pontos positivos e com índice de transparência superior à das demais universidades, a instituição atendeu a 63,67% dos requisitos do ITP, que e o Índice de Transparência da Administração Pública – um indicador desenvolvido pelo corpo técnico do TCE Paraná em 2018, que leva em consideração a presença de informações prioritárias, a transparência ativa, a transparência passiva e as boas práticas.

“Muito temos que melhorar ainda, segundo a avaliação. Então, estamos reunidos, já a bastante tempo, com uma comissão da universidade para resolver o máximo dessas pendências”, esclarece o reitor da Unicentro. Entre os itens a serem aprimorados estão as informações sobre o financeiro – ou seja, as receitas, despesas diárias e licitações. “Nós, com toda tranquilidade, temos trabalhado para solucionar todos os pontos levantados, trabalhamos para deixar o mais transparente possível as informações da nossa Unicentro”, finalizou Hernandes.

Deixe um comentário

Vagas para o Ganhando o Mundo em 2026 aumentam para duas mil

Oportunidade é para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa

O Governo do Paraná abriu mais 800 vagas para a edição de 2026 do programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo. A Secretaria da Educação (Seed-PR) retificou o edital e ampliou o número de vagas de mil e duzentos para dois mil alunos da rede estadual.

É uma oportunidade para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As inscrições estão abertas, com prazo final até 24 de abril. Os interessados podem se inscrever no site oficial.

Os critérios são os mesmos das edições anteriores. Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, há cotas destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família, garantindo mais inclusão e equidade na seleção.

O que muda é o número de vagas total e por município. As duas mil vagas serão distribuídas da seguinte forma: 250 para a Austrália, 1.000 para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

“O Ganhando o Mundo é, hoje, o maior programa de intercâmbio voltado para alunos da rede pública no Brasil. Mais do que uma experiência educacional internacional, essa iniciativa estimula a autonomia, a liderança e a adaptação a diferentes contextos culturais, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

A edição será a maior do programa desde seu lançamento, em 2019. A de 2025 contempla 1,3 mil alunos: 1,2 mil alunos da rede estadual, cuja metade já está em intercâmbio, e 100 alunos dos colégios agrícolas, com viagens marcadas para o segundo semestre.