Nessa quinta-feira (04), foi assinado o contrato entre a Ligga Telecom e a Cidade dos Lagos, onde será implementado o primeiro bairro planejado e inteligente de Guarapuava com a tecnologia 5G. O objetivo da cidade é ser referência em inovação e sustentabilidade. Fomentar o desenvolvimento por meio da conectividade, esse é o objetivo do acordo. Segundo a Ligga Telecom, a parceria vai possibilitar que a empresa disponibilize seu portfólio completo de serviços na localidade, incluindo, em breve, o 5G, assim que o sinal da telefonia de quinta geração for liberado no município.
De acordo com o fundador da Cidade dos Lagos, Odacir Antonelli, com essa parceria com a Ligga Telecom, “a área de tecnologia irá migrar para Guarapuava”. Ele também falou da importância da vinda da tecnologia 5G para a cidade, como um todo.
“Olha, é incalculável. Ela é transformativa não só na área empresarial, é na área da população, ela é transparente, ela vai ser totalmente transformadora. Guarapuava terá um novo horizonte na área de inteligência artificial. Estar conectada com todas as universidades, com todas as empresas, Guarapuava já está conectada, hoje, com mais de 500 cientistas do Brasil e fora do Brasil, junto ao IPEC, o Vale do Genoma. Guarapuava será transformada em uma bioventure, que é uma fábrica de startups. Guarapuava, com isso, vai gerar muitos empregos”, garantiu Odacir.
Cidade dos Lagos – Com cerca de 3 milhões de metros quadrados já estruturados, a Cidade dos Lagos busca ser referência em inovação e sustentabilidade e conta com prédios comerciais e residenciais, o único shopping center do Centro-Sul paranaense, instituições de ensino e hospitais, para citar alguns projetos. Instalado estrategicamente no entroncamento da BR-277 com a PR-466, o empreendimento foi o primeiro do Brasil a receber a certificação LEED Communities Gold, que atesta liderança em energia e design sustentáveis e compõe um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações.
“Compreendemos que tínhamos um potencial elevado na localidade, com plenas condições de ser um grande fornecedor de tecnologia, que os proprietários e locatários que ali se estabelecerem, ou onde já se encontram, poderão contratar, se assim desejarem. Os empreendedores querem que a Cidade dos Lagos seja um bairro altamente tecnológico e organizado e a Ligga vai ser uma aliada nesse processo”, afirmou diretor de Vendas B2B Ligga Telecom Ricardo Montanher.
O portfólio da empresa inclui internet fibra óptica de até 600 mega, banda larga corporativa, internet dedicada e data center. Baixa latência – isto é, quantidade de tempo que uma requisição leva para ser concluída –, velocidade constante e estabilidade são algumas das vantagens da internet da Ligga. No 5G, a companhia irá atender a cerca de 46% da população de todo o território nacional, englobando Paraná, São Paulo e estados da região Norte do país.
Como explicou o CEO da Ligga Telecom, Wendell Oliveira, firmada a parceria, o próximo passo do projeto são os estudos para a viabilização completa dos serviços da Ligga na Cidade dos Lagos. “A Ligga é uma empresa que nasceu com DNA paranaense. Desenvolver iniciativas do estado, portanto, faz parte da nossa missão. Guarapuava é um município fundamental para o crescimento do Paraná e atuar junto a um empreendimento como a Cidade dos Lagos, que vai estimular a inovação, economia, educação e saúde na região, é motivo de orgulho para nós”.