No aulão, vão ser discutidas as dez obras literárias exploradas nas questões de Literatura – Inocência, de Visconde de Taunay; A hora da estrela, de Clarice Lispector; Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles; Sagarana, de Guimarães Rosa; Comédias para se ler na escola, de Luís Fernando Veríssimo; Dois em um, de Alice Ruiz; Rosa que está, de Luci Colin; Torto arado, de Itamar Vieira Júnior; Sagrada Esperança, de Agostinho Neto; e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. “O aluno que comparecer”, explicou Níncia, “vai ter a noção ou, pelo menos, dicas de todas as obras solicitadas no vestibular”.
A professora Níncia ainda destacou que o aulão é gratuito e aberto a toda a comunidade. Contudo, é preciso que as escolas informem o número de alunos que vão comparecer ao evento pelo telefone 42 3621-1016. A atividade será realizada no Auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz da Unicentro, a partir das 14h. “É aberto a todos que têm interesse em conhecer essas obras, mas o público específico são alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Não é uma inscrição propriamente dita, mas um aviso para que a gente tenha o controle dos lugares no auditório”.
A professora Níncia reforça o convite, ressaltando a importância da atividade no sentido de promover o conhecimento sobre as obras. “O aluno faz a prova já com uma certa tranquilidade, com dicas sobre os autores que escreveram esses livros, essas poesias e o próprio teatro. Então, o aluno fica mais tranquilo ao fazer a prova com a consciência de que ele conhece essas obras”, concluiu.