A Unicentro realizou, nessa segunda-feira (15), a prova da terceira etapa do PAC, que é o Programa de Avaliação Continuada da universidade. Dessa fase, participam apenas os estudantes matriculados na terceira série do Ensino Médio.
Também é nessa etapa que os candidatos fazem a indicação do curso em que pretendem disputar uma vaga. Neste ano, as maiores concorrências foram para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia.
A avaliação foi aplicada em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. No total, 1.241 estudantes realizaram a prova. Os candidatos responderam a 50 questões de múltipla escolha sobre conteúdos correspondentes ao terceiro ano do Ensino Médio, distribuídas entre as disciplinas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol –, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Na redação, os estudantes puderam escolher entre dois temas.
“No primeiro tema, a orientação era escrever um texto narrativo, criando uma história, a respeito de uma imagem em que aparecem um adulto e uma criança olhando para o horizonte. No segundo tema, sobre Tragédia Social, a partir de um artigo publicado pela Folha de Londrina, o candidato deveria escrever um texto narrativo tendo como pano de fundo as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vivem nas ruas”, detalhou a coordenadora de processos seletivos, Maria Aparecida Mores.
O PAC é uma alternativa ao tradicional vestibular para ingresso na graduação e reserva 10% do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela universidade. Nessa modalidade, os candidatos realizam três provas ao longo do Ensino Médio, respondendo, a cada ano, questões com conteúdos correspondentes a cada uma das séries. Esse modo de avaliação agradou ao estudante Martin Divonzir Anhaia, que vê no PAC mais uma chance para conquistar uma vaga no curso de Letras – Português.
“O conteúdo ainda está fresco na memória e ajuda na hora de fazer a prova. Eu fui bem nos outros anos e pretendo ir bem nessa última prova também. A esperança é passar”, disse o estudante.
Renata Nobre Azevedo realizou a prova no campus Irati. A estudante busca uma vaga no curso de Medicina e contou o porquê escolheu a Unicentro e como o PAC pode ser mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior.
“Eu acho mais fácil porque o conteúdo acaba sendo fracionado também, então, sobrecarregada menos o vestibulando. Eu acho que quanto mais formas de entrar na universidade, melhor. Eu vou fazer o vestibular, esperar sair o resultado do PAC para ver como vai ser, mas se não der para entrar pelo PAC, pretendo fazer o vestibular”, pontuou.
“Todo mundo fala muito bem, os professores elogiam muito a faculdade, falam que é, realmente, uma faculdade muito boa. O modelo de prova também é um modelo que eu me dou bem”, acrescentou a estudante Isabella Marçal, que também busca uma vaga no curso de Medicina.
Medidas Sanitárias – Medidas sanitárias de prevenção ao contágio pelo coronavírus foram adotadas em todos os locais em que as provas foram aplicadas. Seguindo o protocolo de biossegurança, foi realizada a aferição de temperatura na entrada dos prédios; respeitado o distanciamento de, pelo menos, 1,5 metros entre os candidatos; disponibilizado álcool 70 na entrada dos prédios e nas salas de aplicação; e observado o uso contate de máscara de proteção.
“A Unicentro segue um rígido protocolo de biossegurança, determinado pelo Governo do Paraná e, também, levando em conta todas as instruções por parte das secretarias municipais de saúde de todos os locais em que a Unicentro está aplicando a etapa três do PAC.
Para podermos dar o máximo de segurança possível para a realização do processo é que são adotados todos esses processos de biossegurança e, também para o colaborador se sentir seguro na participação e para o candidato que vem fazer as provas”, reforçou o chefe da Divisão de Processos Seletivos do campus Irati, Edson Golinski.
Divulgação do Resultado – A divulgação do resultado do PAC III está prevista para o dia 17 de dezembro, pelos canais oficiais da Unicentro. O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destaca que a universidade está preparada para receber os novos alunos para o ano letivo de 2022.
“A Unicentro está trabalhando com vários processos seletivos e assim que saem os resultados nós vamos trabalhando com as matrículas para que no começo do ano letivo nós tenhamos todos os alunos em sala. Então, o ano letivo de 2022 começará com 100% dos alunos presencialmente e, com certeza, com 100% das vagas preenchidas”, finalizou o reitor.