Secretaria realiza formação com professores da educação básica

A Secretaria de Educação de Guarapuava promoveu uma formação com os professores do quinto ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O encontro ocorreu na Escola Municipal Antônio Lustosa e contou com a presença de docentes de todas as escolas municipais.

O objetivo da formação foi capacitar os profissionais para as habilidades abordadas na prova do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que neste ano está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Ana Paula Werzel, chefe do Departamento de Educação básica, explicou que a BNCC trouxe a proposta de ensinar por meio de competências e habilidades, que são cobradas nas avaliações externas, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

“Por isso, os professores também precisam ensinar por meio delas, e a trilha de formação tem o objetivo de capacitar os docentes nessa área. O encontro ocorre de maneira híbrida, com quatro horas presenciais e quatro encontros online, na plataforma Educa Mais. Os professores irão passar passo a passo por esse processo de preparo, entendendo como são feitas essas avaliações, como montar uma questão e o nivelamento de dificuldade”, disse.

A formação foi conduzida pela professora universitária Dra. Elaine Caldeira. Segundo ela, a formação faz parte de uma trilha de formação chamada “Letramento Digital e Aprendizagem Criativa”, cujo objetivo é ensinar e avaliar especificamente por competências e habilidades.

Os professores tiveram a oportunidade de discutir a BNCC, as competências gerais da base, um referencial curricular do município e a importância de extrapolar o ensino com foco no conteúdo, pensando no desenvolvimento de habilidades e competências.

“Quando o aluno é colocado no centro do processo educativo, ele passa a ser o protagonista de sua própria aprendizagem, deixando de ser um receptor passivo de informações. Isso permite que ele construa seu conhecimento de forma mais autônoma e crítica, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade”, destacou Elaine.

Josiel Chicovski, professor do 5º ano do ensino municipal, ressaltou a importância da formação para aprofundar o conhecimento nas habilidades, que é algo ainda um pouco desconhecido para a função devido à troca de currículo, segundo ele. “A formação está ajudando os professores a se aprofundar melhor e entrar em mais detalhes nesse aspecto”, afirmou.

Durante a formação, os professores tiveram a oportunidade de produzir conteúdos que serão utilizados posteriormente com os alunos. Houve também mentoria e feedback da formadora presente para verificar se o que foi produzido corresponde com a proposta. A formação continua com a produção de itens na plataforma Educa Mais e o aprendizado de como fazer as questões que serão trabalhadas com os alunos no dia a dia.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).