Secretaria de Educação realiza reformas em CMEI e escolas

Foto: Assessoria

Reparos são em telhados, quadra de esportes, pisos e salas de aula. Além disso, município recebeu novo ônibus para a frota do transporte escolar

A Secretaria de Educação de Irati comemora três conquistas recentes. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clari Gomes Pedro, no bairro Vila São João, recebeu reformas e a quadra da Escola Mercedes Braga, no Alto da Lagoa, também ganhou reparos para que os alunos pudessem voltar a utilizá-la. Outras instituições também estão recebendo melhorias. Recentemente, a Educação recebeu um novo ônibus para o transporte diário dos alunos.

Atendendo 90 crianças de dois a quatro anos, o CMEI Clari Gomes Pedro estava enfrentando problemas com goteiras. Até houve um reparo para sanar este problema, mas foi necessário trocar o telhado, pois a situação era prejudicial aos alunos, disse a secretária de Educação de Irati, Rita Almeida. Para a reforma, as aulas tiveram que ser suspensas.

Outra instituição de ensino atendida foi a Escola Mercedes Braga, que estava com a sua quadra de esportes desativada pelas péssimas condições de estrutura. A escola fazia pedido de reformas há muito tempo.

ÔNIBUS NOVO

A Educação também recebeu um ônibus escolar, no valor de R$ 230 mil, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), que faz parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

MAIS REFORMAS

Outras três escolas municipais já receberam reparos desde janeiro. A Escola Ana Amaral Gruber, no bairro São Francisco, teve reparos na cozinha, banheiros e pátio. As escolas Francisco Vieira de Araújo (Centro) e Padre Wenceslau (Rio Bonito), tiveram seus pisos trocados de tacos por lajotas. A última ainda ganhou cobertura nova para duas salas de aula.

 

 

Deixe um comentário

Vagas para o Ganhando o Mundo em 2026 aumentam para duas mil

Oportunidade é para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa

O Governo do Paraná abriu mais 800 vagas para a edição de 2026 do programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo. A Secretaria da Educação (Seed-PR) retificou o edital e ampliou o número de vagas de mil e duzentos para dois mil alunos da rede estadual.

É uma oportunidade para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As inscrições estão abertas, com prazo final até 24 de abril. Os interessados podem se inscrever no site oficial.

Os critérios são os mesmos das edições anteriores. Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, há cotas destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família, garantindo mais inclusão e equidade na seleção.

O que muda é o número de vagas total e por município. As duas mil vagas serão distribuídas da seguinte forma: 250 para a Austrália, 1.000 para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

“O Ganhando o Mundo é, hoje, o maior programa de intercâmbio voltado para alunos da rede pública no Brasil. Mais do que uma experiência educacional internacional, essa iniciativa estimula a autonomia, a liderança e a adaptação a diferentes contextos culturais, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

A edição será a maior do programa desde seu lançamento, em 2019. A de 2025 contempla 1,3 mil alunos: 1,2 mil alunos da rede estadual, cuja metade já está em intercâmbio, e 100 alunos dos colégios agrícolas, com viagens marcadas para o segundo semestre.