Com o objetivo de acolher e inserir os alunos vindos de outros Países que estudam na rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Centro de Atendimento Educacional Especializado Professora Albani Terezinha Alves (CAEE) promovem aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros.
Inédito no Paraná, o Projeto “Bem-vindos Amiguinhos”, atualmente ensina o idioma para 21 alunos de diferentes nacionalidades como: Argentina, Cuba, Iêmen e Venezuela.
“Nós acreditamos que a inclusão se dá neste sentido também. Essas crianças merecem respeito, merecem ser bem-atendidas na sua necessidade e a Secretaria Municipal de Educação idealizou este projeto.
O ‘Bem-vindos Amiguinhos’ foi concebido, justamente pensando nesse público que necessita de um atendimento especializado. Com isso, há a interação dessas crianças com o meio onde estão vivendo hoje. É uma acolhida por parte do nosso município”, falou o secretário de educação de Guarapuava, Pablo de Almeida.
As aulas são aplicadas no contraturno escolar às terças e quartas-feiras, no período da manhã e tarde nas seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques, Escola Municipal Carlita Guimarães Pupo, Escola Municipal Hipólita Nunes Oliveira, Escola Municipal Francisco Contini, Escola Municipal Gabriel Hugo Rios, Escola Municipal Hildegard Burjan, Escola Municipal Professor Chester Cochanski, Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira, Escola Municipal Alcindo de França Pacheco e Escola Municipal Capitão Wagner.
A responsável por ministrar as aulas, professora Eleni Alves da Costa, descreve como se sente ao participar deste Projeto.
“Eu me sinto muito feliz em poder fazer parte deste projeto, pois sabemos que os alunos vindos de outros países, já encontram uma enorme dificuldade para se adaptar a uma cultura diferente.
E o idioma acaba interferindo no processo de aprendizagem. Poder acompanhar o progresso desses alunos e a alegria com que eles participam das aulas, é muito gratificante”, argumentou a professora.
Leandro Antonio Barboza Ortega, de 8 anos, aluno da Escola Municipal Carlita Guimarães Pupo, participa há um ano das aulas. O menino veio da Venezuela, com seus pais e sua irmã Isabela, de 6 anos, que também participa do aprendizado. Ele conta como está sendo a sua experiência no Brasil e sobre sua acolhida pela comunidade escolar.
“Eu estou muito feliz. Fomos muito bem-recebidos na cidade e, principalmente, na escola. Já fiz muitos amigos e aprendi muita coisa. Gosto muito das aulas e a professora é muito atenciosa”, contou.