Secretaria de Agricultura inicia processo de regularização fundiária

A secretaria de Agricultura de Guarapuava inicia setembro com um projeto de regularização fundiária destinado aos agricultores tradicionais do município. Em breve, proprietários que herdaram as terras de seus familiares ou fazem a posse mansa e pacífica, por meio do usucapião, poderão regularizar a situação jurídica do imóvel rural.

Segundo o secretário de Agricultura, Itacir José Vezzaro, existem por volta de 500 propriedades nessas condições em Guarapuava. Para ele, a regularização, além de dar independência para o produtor, aumenta a qualidade de vida no campo.

“Com o título de posse definitivo, esses agricultores podem buscar programas de crédito, tornarem suas propriedades mais produtivas e terem uma vida mais tranquila. Então, acima de tudo é um trabalho social, porque nós queremos dar mais dignidade para essas famílias”, declarou Itacir.

O projeto ainda está em fase de elaboração e conta com o apoio de instituições parceiras que darão celeridade ao processo. São parceiros na ação, o Tribunal de Justiça do Paraná, o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), o Instituto Água e Terra (IAT) o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

“Como se trata de um projeto que independência do produtor e avanço econômico para as famílias, que assim poderão buscar crédito para desenvolver suas propriedades, o projeto conta com o apoio de muitos parceiros que serão imprescindíveis em todas as etapas da regularização”, comenta Carlos Eduardo Bortolin, Chefe do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária.

Procedimento

A Lei Municipal de Regularização Fundiária está em fase de elaboração e será encaminhada à Câmara de Vereadores. Uma vez aprovada a Lei, será iniciado o processo de chamamento dos interessados por zona rural.

A partir do chamamento, os agricultores deverão procurar a Secretaria de Agricultura com documentos pessoais, todas as informações da propriedade e o possível documento do imóvel.

A segunda fase é de coleta de assinaturas dos confrontantes da propriedade. Depois disso, os documentos serão encaminhados para os Cartórios de Registro, que também são parceiros na ação, para reconhecimento se realmente se trata de uma área de usucapião manso e pacífico.

Após esse processo, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo, idealizadora e coordenadora do Programa Justiça no Bairro, realizará um “Dia D” no município, para ajuizar as ações e dar celeridade aos processos.

“A Dra. Joeci já esteve aqui em Guarapuava para tratarmos do assunto e colocou toda sua equipe a disposição do nosso projeto”, comentou Itacir.

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Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no programa Vida Digna II

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever no programa que beneficiará 99 famílias com moradias populares

A Secretaria Municipal de Habitação abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
  • Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
  • Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
  • CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril