Sanepar fará revisão em motor de captação de água em Guarapuava

A Sanepar começou a fazer, nesta terça-feira (28), manutenção preventiva no motor de uma das bombas da Estação de Captação de Água em Guarapuava. O procedimento, que foi adiado por razões técnicas, será feito independentemente das condições climáticas. 

Segundo a companhia, os serviços começaram às 4h, quando o motor de 450 CV foi retirado e levado de caminhão até Ponta Grossa. Lá, uma equipe de engenheiros e técnicos fará diagnóstico de peças e componentes para, então, estimar quanto tempo levará a manutenção.

“É um equipamento de grande porte e, para evitar falhas, deve passar por manutenção periódica. O trabalho é minucioso e pode levar de 24 a 60 horas para ser concluído, isso será avaliado quando o motor for desmontado. Concluído o trabalho, o motor é trazido pra Guarapuava e, então, reinstalarmos junto à bomba”, explicou o gerente da Sanepar, Adão Alisson Slompo.

Conjuntos moto-bomba que operam na captação; o motor da bomba do meio é que foi retirado para manutenção preventiva (Foto: Ediane Battistuz)

Abastecimento – A Sanepar possui três conjuntos moto-bomba em operação na captação do Rio das Pedras. O motor retirado para manutenção pertence à bomba 02 – as outras duas bombas continuarão em funcionamento. “Com a retirada de um dos três motores, calculamos que a produção de água deva reduzir em cerca de 20%. Poderemos ter faltas d’água pontuais, por períodos curtos, principalmente se o consumo aumentar”, informou o coordenador Industrial da Sanepar, Paulo Cesar Rodrigues dos Santos.
 
Por isso, é imprescindível que as pessoas colaborem e façam uso econômico da água. “Pedimos à população que, a partir de terça-feira, evitem lavar calçadas, carros, roupas pesadas – como roupa de cama, cortinas – e que todos priorizem a água tratada para higiene e alimentação. Também pedimos que as pessoas não acumulem água em baldes e bacias”, acrescentou.

Não é necessário e isso não ajuda o sistema. Se todos colaborarem fazendo uso consciente, a cidade ficará abastecida durante todo o período da manutenção”, reforça Adão. “Imprevistos podem ocorrer e não temos como prever isso. Mas, se não houver nenhum incidente, o abastecimento de água será normal.”

A Sanepar informa que caso haja alguma intercorrência ou situação emergencial, como rompimento de rede ou queda de energia, será feito aviso à população para informar da ocorrência. Vale lembrar que, em situações emergenciais de desabastecimento, só ficarão sem água os clientes que não tiverem caixa d’água no imóvel.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas por dia, gratuitamente. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número da matrícula.
 

 

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