Reunião discute ciclo de concessões rodoviárias

O secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, esteve representando a governadora Cida Borghetti (Foto: Orlando Kissner)

 

Da Redação com Assessoria

 

Empresários, prefeitos e profissionais de diversos setores participaram nesta terça-feira (21), em Guarapuava, da reunião pública de trabalho promovida pelo Governo do Estado para discutir o novo ciclo de concessões rodoviárias. Foi a sexta reunião para tratar do tema. Já foram promovidos encontros em Curitiba, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e Maringá. Nesta quarta-feira (22), o evento está acontecendo em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

Estamos ouvindo a sociedade e setores diversos para, juntos, decidirmos como será o novo modelo de pedágio no Paraná, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, representando a governadora Cida Borghetti, que não pôde estar presente. Com base neste diálogo com os paranaenses, poderemos definir o quanto queremos pagar de pedágio e quais as obras necessárias para cada região. Já adianto que nosso objetivo é reduzir em 50% o valor praticado hoje em dia, afirmou Lupion.

 

INICIATIVA ÍMPAR

Para o empresário Acassio Antonelli, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), as audiências públicas são uma oportunidade para discutir como o pedágio vai impactar e influenciar o futuro do setor. É uma iniciativa ímpar do Governo do Estado, essencial para definir um novo contrato, que não deixe brechas para intervenções futuras baseadas em ações populistas, disse ele.

 

(Foto: Orlando Kissner)

 

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, também ressaltou a iniciativa do Governo do Estado de iniciar as discussões sobre o pedágio com antecedência em relação ao prazo de conclusão dos atuais contratos. Graças a essa iniciativa conseguiremos, juntos, fazer um projeto muito bem estruturado e que não caia nas mesmas armadilhas do passado, disse ele.

 

(Foto: Orlando Kissner)

 

Para o prefeito de Mato Rico, Marcel Jayre Mendes, que também é presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), as reuniões permitem que os problemas da população sejam ouvidos. É um processo democrático, baseado no debate, que, com certeza, fará com que tenhamos um pedágio mais justo, com tarifas acessíveis, disse.

 

 

(Foto: Orlando Kissner)

 

Após as explanações feitas por representantes do Governo, os participantes se reuniram em cinco grupos para discutir e fazer propostas ao novo modelo. Eles se basearam em cinco questões: qual seria um preço justo para o pedágio; quais as obras necessárias para a região; quais serviços as concessionárias deveriam oferecer; qual o modelo ideal de cobrança de pedágio e quais novos trechos de rodovias poderiam ser objeto de concessão. Todas as respostas e opiniões, de todos os encontros, serão consideradas no momento da elaboração do projeto.

 

HISTÓRICO

Em maio, o Governo do Estado solicitou ao Ministério dos Transportes uma nova delegação das rodovias federais que formam o Anel de Integração. No dia 11 de junho, o Estado notificou as seis concessionárias de pedágio para iniciar os processos de finalização dos contratos.

O trabalho para a definição de um novo modelo de pedágio foi dividido em três comissões: a primeira tem como foco a delegação do Ministério dos Transportes para tratar desse assunto no Paraná; a segunda trata da finalização dos contratos com as atuais concessionárias, e a terceira, que trata das audiências públicas, é ouvir a população do Estado.

O Paraná foi pioneiro nas concessões de pedágios, em 1997, e aprendeu muito com esse contrato inicial, lembrou o diretor de relações institucionais e de ouvidoria da Agepar, João Batista Peixoto Alves. Agora, com essas audiências públicas, estamos conseguindo aliar a nossa experiência com os anseios da sociedade para, juntos, buscarmos uma nova modelagem, disse ele.

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