Rematrículas da rede municipal para 2024 terminam nesta segunda

Vai até esta segunda-feira (06) a realização da primeira parte do processo para efetivação da rematrícula dos alunos da rede municipal de ensino.

Destinado aos estudantes que desejam permanecer na mesma unidade de ensino, em 2024, o processo de rematrícula foi dividido em duas etapas. Segundo a Secretaria de Educação, a primeira deve ser realizada de forma online, pela plataforma EducaMais, e a segunda, diretamente na unidade escolar.

Após a confirmação da vaga no sistema, o responsável deve comparecer à unidade de ensino para assinar o termo que efetiva a rematrícula entre os dias 7 e 24 de novembro, portando documentos pessoais, como RG, CNH ou declaração que comprove a guarda da criança. Além disso, será necessário apresentar a declaração de vacina (solicitada e retirada nas Unidades Básicas de Saúde – UBS do município), Cartão do Bolsa Família (caso receba o benefício) e Cartão SUS.

Como realizar a matrícula

Ao acessar a Plataforma EducaMais, o responsável deve clicar em: Faça sua renovação e inserir os dados: CPF e data de nascimento do pai/mãe ou responsável e o número da matrícula do aluno. Caso não saiba o número, é possível confirmar dentro do Aplicativo EducaMais, na aba ‘Cartão do Aluno’, ou na própria unidade de ensino.

O responsável deve utilizar os dados pessoais que constam no cadastro do aluno na unidade para efetivar a solicitação de rematrícula.

Deixe um comentário

Inscrição para o Alfabetiza Paraná termina nesta quinta-feira

O programa visa atender até 17 mil alunos, distribuídos em mais de 1.200 turmas organizadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs)

As inscrições para o Programa Alfabetiza Paraná se encerram nesta quinta-feira (13). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) em parceria com o Departamento de Educação Profissional e EJA, tem como objetivo selecionar alfabetizadores para atuar na educação de jovens, adultos e idosos em todo o Estado. Acesso à página do programa para mais informações AQUI.

Os alfabetizadores selecionados receberão uma bolsa mensal dvai e R$ 1.200,00 por turma, podendo atuar em até duas turmas simultaneamente. A carga horária semanal será de 12 horas-aula, sendo 10 destinadas à alfabetização e 2 para reuniões de formação. O programa visa atender até 17 mil alunos, distribuídos em mais de 1.200 turmas organizadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

O financiamento do programa provém de um saldo remanescente de R$ 17 milhões repassados pelo Governo Federal por meio do Plano de Ações Articuladas (PBA). Já a Seed-PR será responsável pelo pagamento das bolsas.

Roni Miranda, secretário de Estado da Educação, destacou a importância do programa na luta contra o analfabetismo. “As políticas de combate ao analfabetismo não são apenas uma necessidade educacional, mas também um instrumento poderoso de justiça social. Quando ensinamos alguém a ler e escrever, estamos ampliando suas possibilidades, garantindo dignidade e permitindo que milhares de pessoas tenham acesso a novas oportunidades”, afirmou, o secretário.

“O Programa Alfabetiza Paraná representa esse compromisso com a inclusão e a igualdade. Seguiremos firmes nessa missão, trabalhando juntos para que o conhecimento chegue a todos os paranaenses”, acrescentou.

O processo foi aberto através do chamamento público, regido pelo decreto n°10.959, de 2022, aberto a candidatos que possuem certificação de conclusão de nível médio ou superior. Também podem se inscrever servidores públicos, desde que não haja conflito de carga horária.

Atribuições – Os bolsistas selecionados serão responsáveis por identificar e cadastrar os alunos, organizar turmas, aplicar testes de desempenho e monitorar a frequência dos estudantes, entre outras ações a serem realizadas.