Publicado edital de licitação para obras na estrada que liga Pitanga a Turvo

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) publicou edital de licitação para contratação de empresa que vai elaborar o projeto de engenharia da restauração e ampliação da capacidade da rodovia PRC-466, no trecho entre os municípios de Pitanga e Turvo.

O trecho tem extensão de 45,5 quilômetros e inicia na PR-460, há aproximadamente 1 quilômetro do entroncamento com a PR-239, em Pitanga, e termina no início do perímetro urbano de Turvo. O orçamento previsto para o projeto é de R$ 3,3 milhões.

As empresas e consórcios interessados têm até o dia 27 de janeiro para entregar suas propostas. Todos os documentos e informações sobre esta licitação podem ser acompanhados na página Compras Paraná.

Estratégia – A restauração e ampliação da capacidade da PRC-466 faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo entre Governo do Paraná e BID foi firmado em dezembro de 2017 e prevê, até 2022, um investimento de mais de R$ 900 milhões em obras e projetos de infraestrutura do Estado.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, parcerias como a que foi firmada com o BID são importantes para trazer cada vez mais progresso aos paranaenses.

Em Pitanga, já estamos trabalhando na pavimentação asfáltica da PR-239, até Mato Rico e, com a publicação deste edital, damos início ao primeiro lote do projeto de melhorias na PRC-466, até Turvo. Futuramente, vamos também licitar o segundo lote, que se refere a duplicação do trecho que vai de Turvo até Guarapuava, explicou o secretário.

Projeto – O projeto prevê a restauração da pista existente e a implantação de dispositivos de ampliação da capacidade de tráfego, como acostamentos, faixas adicionais e acessos. Além disso, ele deve planejar as intersecções nos acessos aos municípios de Santa Maria do Oeste e Boa Ventura de São Roque, e a instalação de passeios, travessias para pedestres, pontos de ônibus e ciclovias.

Integração – Para o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, a restauração da PRC-466 é mais uma obra que remodela as rodovias da região Centro-Sul do Estado.

Hoje temos obras em Pitanga, Mato Rico e, em breve, Roncador e Guarapuava. É necessário que todos nossos projetos conversem entre si, para garantirmos, além das melhorias nas vias, a integração rodoviária da região sem afetarmos negativamente os fluxos nos perímetros urbanos das cidades.

Licitação – A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que empresas pré-selecionadas são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço. Elas deverão ser entregues em envelopes lacrados diretamente no DER/PR, em Curitiba, até 27 de janeiro, com a abertura dos envelopes agendada para o dia seguinte e transmitida pela internet.

A empresa ou consórcio será declarado vencedor de acordo com análise de suas propostas. No caso das propostas técnicas são avaliados três critérios: experiência prévia; adequação da metodologia e plano de trabalho ao proposto no edital; e qualificação dos profissionais participantes na elaboração do projeto. Nas propostas de preço, o critério é o menor valor.

Deixe um comentário