Projeto MPT nas Escolas fará exposição e premiação de trabalhos

Um dos principais motivos que provoca o aumento da evasão escolar é o trabalho de crianças e adolescentes e, para lidar com essas questões, foi criado o projeto MPT na Escola: Resgate à Infância, do Ministério Público do Trabalho, com o objetivo de fornecer materiais didáticos com abordagens sobre a temática, abrangendo uma série de ações voltadas para a promoção de debates nas unidades escolares. 

Participam do projeto, escolas de Ensino Fundamental e que ficam localizadas em regiões de vulnerabilidade social, sobretudo que apresentam casos de trabalho infantil. Durante as etapas, foram realizadas capacitações para professores e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais para atuarem como multiplicadores no processo de conscientização dos estudantes e da sociedade.

Segundo a coordenadora pedagógica de Guarapuava, Bernadete de Fátima Machado Lima, ao todo, mais de 3500 alunos participaram do projeto. “Os estudantes que fazem parte das atividades são das turmas de 4º, 5º, 6º e 7º anos. Eles se envolvem com ações relacionadas ao Trabalho Infantil,  executando atividades tais como, desenhos, contos, poesias e música. Agora, cada unidade de ensino fará a escolha de um trabalho por categoria para a exposicão”, destacou a Coordenadora.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, ressaltou que iniciativas como esta são de extrema importância para conscientizar as pessoas, sobretudo, crianças e jovens quanto aos seus direitos básicos, como estudar, por exemplo. “Pessoas esclarecidas tornam uma sociedade mais justa. Projetos desta natureza mostram o grande potencial de cada um e a importância das parcerias com todas as esferas de nossa sociedades”, ressaltou Góes.

Nacional – Segundo um levantamento produzido pelo movimento “Todos Pela Educação”, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), no segundo trimestre de 2021, no Brasil, cerca de 244 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos não frequentavam a escola, registrando um crescimento de 171,1% na evasão escolar em relação a 2019.

Exposição e Premiação

Data: 10/06/2022

Horário: 13h30

Local: Hall de entrada do auditório da Unicentro. Nesse mesmo dia será feita a seleção de um trabalho por categoria que participará do Prêmio MPT na Escola – etapa Estadual.

Deixe um comentário