Projeto de compostagem é iniciado pela Semag

A Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava (Semag), em parceria com escolas municipais, deu início ao projeto que desenvolve um sistema de tratamento de resíduos orgânicos para a compostagem no Parque das Araucárias. Muito em breve, os alunos participarão das atividades que compõem o processo de educação ambiental, e da implantação de hortas pedagógicas.

O projeto consiste em recolher materiais orgânicos como, restos de comida, pedaços de frutas, legumes, verduras e cascas de ovos da merenda escolar. A ação procura reduzir o volume de lixos, além de diminuir o mau cheiro nas lixeiras, prevenir a proliferação de animais causadores de doenças, tais como baratas, moscas e ratos. O sistema também ajuda na produção de adubos orgânicos ricos em nutrientes e preservação do meio ambiente.

Nesta primeira etapa, a coleta foi realizada na Escola Municipal Abílio Fabriciano Oliveira, no bairro Primavera. Depois que o material foi recolhido, passou por uma pesagem, realizada pela equipe da Semag, para então, dar seguimento ao processo de compostagem.

Participam do projeto as seguintes instituições: Escola Municipal Abílio Fabriciano Oliveira, Escola Municipal Guimarães Pupo, Escola Municipal Dirce Terezinha, Escola Municipal Professor Conrado de Oliveira e Escola Municipal Ruy Virmond Marques. Para a diretora da escola Abílio Fabriciano Oliveira, esse trabalho é muito importante, não apenas para os estudantes, mas para toda a comunidade.

“As escolas desempenham um importante papel como agente educador que sensibilizam as futuras gerações em temas fundamentais para a sociedade, por isso abraçamos juntos com a Secretaria do Meio Ambiente este projeto de compostagem no Parque das Araucárias, Ademais, também já estamos preparando um cantinho para implantar uma horta pedagógica onde os próprios alunos participaram de etapas como plantio, manutenção e colheita. Isto é educação ambiental e nós estamos fazendo a nossa parte ativa nesta parceria”, enfatizou a diretora Elizangela Storer Bertelli.

Vale ressaltar que o projeto está iniciando, portanto, precisa da colaboração de pessoas que queiram ajudar nessa causa ambiental. É importante que moradores vizinhos das escolas parceiras desta iniciativa participem das ações como voluntários.

Espera-se que, com a implantação do projeto, sejam coletados e tratados aproximadamente duas toneladas por mês de resíduos orgânicos, provenientes das escolas, e cinco toneladas, também mensais, de resíduos verdes que vêm das podas de árvores. Com isso, num período aproximado de seis meses, estima-se uma geração de 2,5 toneladas de composto orgânico (adubo) com o sistema em pleno funcionamento.

O que é compostagem?

A compostagem é a ação biológica que valoriza a matéria orgânica, podendo ser urbana, doméstica, agrícola, industrial ou florestal. A compostagem é considerada como uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, onde ocorre um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são os agentes responsáveis pela degradação da matéria orgânica, transformando em húmus.

Deixe um comentário

Primeira geada de 2025 é esperada para esta terça-feira, prevê Simepar

Guarapuava e Pinhão, por exemplo, podem ter temperaturas em torno de 5°C a 6°C no amanhecer

Geada precisa de condições meteorológicas favoráveis quase como uma receita de bolo, que exige de bons insumos para dar certo. Os ingredientes da geada são, obrigatoriamente, céu claro (pouca ou nenhuma cobertura de nuvens), umidade relativa baixa, ambiente sem vento, e temperaturas abaixo de 5ºC. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), todas essas condições devem devem acontecer na manhã desta terça-feira (29), pela primeira vez em 2025. A primeira geada do ano está chegando.

O tempo começa a mudar nesta segunda-feira. As temperaturas mínimas deverão ser registrada à noite, e não durante o amanhecer. “O avanço de uma frente fria pelo oceano em direção ao Sudeste do Brasil, no fim de semana, veio trazendo mudanças no tempo no Paraná”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar. “Nesta segunda-feira, espera-se maior cobertura de nuvens entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, com possibilidade de garoa e chuva fraca ao longo do dia. A temperatura também começa a cair em todas as regiões”, informou Júlia.

Uma massa de ar frio e seco atuará sobre os estados da Região Sul ao longo da semana, o que vai impedir a formação de chuvas. O tempo ficará estável e com bastante amplitude térmica, ou seja, madrugadas frias e tardes mais amenas ou quentes. Esta terça, entretanto, terá um pouco mais de frio do que já foi constatado em 2025, e há a possibilidade de várias cidades registrarem a menor temperatura do ano até o momento.

“Diferentemente dos outros sistemas frontais frios, na retaguarda desta frente fria há uma massa de ar com maior característica polar, ou seja, um ar mais frio e seco. Essa condição é comum para esta época do ano, pois estamos na estação do Outono, aproximando-nos do Inverno”, detalhou Júlia Munhoz.

Regiões – No Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba os termômetros vão marcar valores abaixo dos 10ºC. Guarapuava e Pinhão, por exemplo, podem ter temperaturas em torno de 5°C a 6°C no amanhecer. Na metade Norte do Estado, as mínimas devem variar entre 11ºC e 13ºC.

O destaque é para o setor Sul do Paraná, onde cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória poderão marcar mínimas próximas dos 5ºC, aumentando o risco de formação de geada.

“Entre terça e quinta-feira, há a possibilidade de geada fraca ao amanhecer, especialmente na terça, favorecida pelo predomínio de céu claro durante a madrugada. A partir de quarta-feira, a circulação atmosférica vinda do oceano para o Interior do Estado deverá aumentar a cobertura de nuvens, abrangendo desde o Litoral até os Campos Gerais e a região Sudeste. Com isso, a chance de geada será reduzida progressivamente ao logo da semana, mas não totalmente descartada, especialmente em municípios mais ao sul e no interior do Estado”, afirmou Júlia.

As máximas na terça-feira à tarde deverão variar entre 20ºC e 23ºC na maior parte do Paraná, chegando a 25ºC e 26ºC nas faixas Norte e Oeste. As temperaturas máximas ao longo da semana deverão se elevar gradativamente, atingindo cerca dos 28ºC em cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado na sexta-feira. A partir de sexta-feira, as temperaturas mínimas ao amanhecer deverão se elevar gradativamente, atingindo valores próximos aos 10ºC.

Alerta Geada – Com a previsão de geadas mais frequentes a partir de maio, terá início na próxima semana o Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995. O serviço tem o objetivo de alertar os agricultores e a população em geral, com antecedência de 24 e 48 horas, sobre a ocorrência de geadas no Paraná.

Simepar – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.