Programa Vem Ler incentiva o hábito da leitura nas crianças

Foto: Assessoria

As atividades são realizadas na Casa da Cultura, ou então a Kombi do Vem Ler vai até as escolas

Implantado pela Secretaria de Educação em 2013, o Vem Ler já atendeu mais de 43 mil crianças de escolas municipais, estaduais e particulares. O projeto leva a literatura para as escolas, incentivando as crianças o hábito da leitura com atividades lúdicas com os livros. Em média atendemos 12 mil crianças por ano, tanto na Casa da Cultura quanto nas escolas. Em ambos os lugares, as crianças têm a oportunidade de emprestar livros e conhecer novas histórias, isso faz com que a leitura seja um hábito desde cedo, explica a Diretora do Departamento de Cultura Rosevera Bernardin.

Além do estimulo à leitura, o projeto também apoia a literatura regional. Atualmente estamos trabalhando o folclore, e existem vários escritores da região que trabalham as lendas da cidade, assim incentivamos a leitura, a literatura local e o interesse pela história de Guarapuava, destaca Rosevera.

As atividades que acontecem na Casa da Cultura são dividas em três partes: o cinema, a contação de história e o momento de leitura. Após a chegada dos alunos no espaço, o tema é apresentado para as crianças e em seguida elas são dividas em grupos passando pelas três atividades. No final da visita, os alunos têm a oportunidade de visitar a biblioteca, conhecer o espaço e escolher um dos livros relacionados ao tema para leitura.

O projeto também vai até os alunos com a Kombi do Vem Ler. A equipe do Vem Ler vai até as escolas e desenvolve o mesmo trabalho feito na Casa da Cultura.

As escolas podem agendar visitas da Kombi do Vem Ler ou do programa na Casa da Cultura pelo telefone 3621-4580. O Vem Ler recebe também alunos da rede estadual e particular de ensino, mas as prioridades no agendamento dos dois horários diários (manhã e tarde) são das escolas municipais.?

 

Deixe um comentário

Vagas para o Ganhando o Mundo em 2026 aumentam para duas mil

Oportunidade é para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa

O Governo do Paraná abriu mais 800 vagas para a edição de 2026 do programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo. A Secretaria da Educação (Seed-PR) retificou o edital e ampliou o número de vagas de mil e duzentos para dois mil alunos da rede estadual.

É uma oportunidade para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As inscrições estão abertas, com prazo final até 24 de abril. Os interessados podem se inscrever no site oficial.

Os critérios são os mesmos das edições anteriores. Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, há cotas destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família, garantindo mais inclusão e equidade na seleção.

O que muda é o número de vagas total e por município. As duas mil vagas serão distribuídas da seguinte forma: 250 para a Austrália, 1.000 para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

“O Ganhando o Mundo é, hoje, o maior programa de intercâmbio voltado para alunos da rede pública no Brasil. Mais do que uma experiência educacional internacional, essa iniciativa estimula a autonomia, a liderança e a adaptação a diferentes contextos culturais, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

A edição será a maior do programa desde seu lançamento, em 2019. A de 2025 contempla 1,3 mil alunos: 1,2 mil alunos da rede estadual, cuja metade já está em intercâmbio, e 100 alunos dos colégios agrícolas, com viagens marcadas para o segundo semestre.