Programa global de empreendedorismo concede bolsas para universitários do Paraná

O Santander X inaugura a 2ª edição do programa Santander Explorer, que concederá bolsas para apoiar universitários a vivenciarem o empreendedorismo na prática, fornecendo apoio técnico para transformar ideias em projetos sustentáveis que contribua para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030. O programa foi lançado em 12 países – Brasil, Argentina, Chile, Espanha, México, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Peru, Colômbia e Uruguai. Estudantes de ensino superior do Paraná, com mais de 18 anos, podem realizar as inscrições até 22 de agosto pela plataforma global de empreendedorismo do Banco aqui neste link.

Durante 12 semanas, os projetos selecionados vão participar de sessões online com especialistas sobre empreendedorismo, fundadores de startups e players de relevância internacional. A iniciativa é feita no formato 100% online e será dividia em 5 módulos: “Prepare-se”; “Pesquisa”; “Construção da solução”, “Monetização” e “Storytelling”. Dentro de cada trilha há uma série de eixos de aprendizados que abordam temas como gestão de equipe, liderança, construção de oferta de valor, MVP, modelo de negócios e elaboração de pitch.

Marcio Giannico, senior head do Santander no Brasil (Foto: Divulgação)

“O Santander Explorer foi projetado para que os universitários se tornem parte ativa da mudança social. O Santander X acredita que ideias economicamente sustentáveis podem mudar o mundo para melhor, além de ser uma oportunidade única de troca de experiencias com universitários de outros países, o que com certeza pode abrir muitas portas para os jovens ao redor do mundo, afirmou Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.

A final do programa, um júri global vai selecionar os melhores e mais destacados projetos dos 12 países participantes para receberem uma formação em crowdfunding e o acompanhamento do Santander X Explorer para uma campanha para arrecadar fundos por meio dessa forma de financiamento. Na última edição do Explorer, o projeto BrainyBoard Games Store – idealizado por alunos da Unicamp, desenvolveram jogos de tabuleiro educativos e personalizados para apoiar a aprendizagem de alunos de escolas públicas e privadas – foi escolhido para ser destaque no espaço Crowdfunding Santander X Explorer (explorerbyx.org).

O projeto nasceu dentro do Campus da Inova, uma agência de inovação científica que os alunos têm acesso a laboratórios de inovação, bolsas, licenciamentos de tecnologias e parcerias diversas que conecta empresas e instituições públicas e privadas a pesquisadores, inventores, professores e alunos da instituição.

“A mentoria do Santander X, juntamente à oportunidade de poder desenvolver um programa de financiamento, nos abriu uma porta para expandir nossa ideia como um negócio que pode melhorar a educação para crianças que necessitam de uma atenção na hora da aprendizagem”, afirmou Murilo Meneghetti, fundador da Ludis Game Studio.

Com uma abordagem prática e baseada em dinâmicas de aprendizagem social, o Santander Explorer oferece uma plataforma digital, experiencia gamificada, sessões com experts e acesso à comunidade empreendedora do Explorer, que conecta os participantes com bate-papos, reuniões e atividades de networking, fornecendo uma troca rica entre os universitários dos outros países.

Todos os participantes que finalizarem o programa receberão um certificado de finalização de 96 horas e que pode ser servir como apoio de horas complementares. O certificado do Explorer é alinhado com a Entrecomp (estrutura de competências de empreendedorismo europeu). As inscrições ficarão abertas até 22 de agosto e podem ser feitas na plataforma Santander X.

Deixe um comentário