Procon-PR cobra explicações sobre aumento no preço do leite

O Procon-PR notificou, nesta terça-feira (31), estabelecimentos comerciais e indústrias de laticínios para que apresentem justificativa para o aumento do preço do leite. A denúncia foi feita por consumidores ao aplicativo Menor Preço do programa Nota Paraná.

Segundo o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o trabalho do Procon consiste em várias frentes, como notificação do comércio local e estadual para apuração de eventual abusividade no preço de produtos.

“As ações de fiscalização são  realizadas por iniciativa do órgão e a partir de denúncias de consumidores sobre falta de produto, aumento e ausência de preços, por exemplo”, explicou o secretário. 

Ainda segundo o secretário, os aumentos abusivos serão verificados a partir da comparação do preço de compra e venda dos produtos em meses anteriores e o preço o praticado nas últimas semanas. Ele afirma que as empresas estão sujeitas a multas que variam de R$ 600 a R$ 8 milhões.

Nesta primeira etapa foram notificadas as fabricantes dos leites Líder, Santa Clara, Piracanjuba, Tirol, Batavo, Frimesa, Polly e Colônia Holandesa.

 

Deixe um comentário

Prefeitura oficializa construção de capela mortuária e licitação para creche no Guará

As novas obras atendem demandas antigas da comunidade e reforçam compromisso com o desenvolvimento local

A Prefeitura de Guarapuava oficializou, nesta sexta-feira (28), a construção da Capela Mortuária no distrito do Guará, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade. Além disso, foi anunciado o início do processo de licitação para a construção de uma creche na região, ampliando a infraestrutura e os serviços essenciais para os moradores.

A cerimônia foi em frente ao Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus P. Guimarães, onde será construída a capela. O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de moradores, alunos e lideranças comunitárias.

Para o diretor do colégio, Luiz Alberto Ogibowski, este é um momento de conquista para a comunidade. “Essa construção começou a se tornar realidade há uns dois anos, quando conversei com o deputado Artagão sobre essa necessidade. De imediato, ele se comprometeu a buscar uma solução. Lembro até hoje do momento em que expliquei que não tínhamos um local adequado para velórios e ele me garantiu que encontraria uma forma de viabilizar a obra. Hoje, estamos aqui oficializando esse início tão esperado”, destacou.

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, enfatizou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão com o distrito. “Fico emocionado em estar aqui hoje, pois sou do Guará e sei da importância desse projeto. Esta capela mortuária era um pedido antigo da comunidade e, agora, conseguimos atender essa demanda. Esse é apenas o começo de muitas melhorias que virão para a região, sempre pensando no bem-estar de todos”, afirmou.

Além da capela mortuária, o deputado estadual Artagão Júnior anunciou outro investimento para o distrito. “Hoje, também anunciamos que já demos início ao projeto de licitação para a construção de uma creche no Guará. É uma alegria imensa poder ouvir a comunidade, entender suas necessidades e transformar essas demandas em realidade. Cada solicitação que recebo, eu encaminho ao prefeito Baitala, que tem se mostrado extremamente comprometido em atender os guarapuavanos”, ressaltou o parlamentar.

Ainda durante o evento, Artagão adiantou outra melhoria, para os distritos de Guarapuava, resultado da união do governo municipal e estadual. “Outra conquista importante será a ampliação do quadro de médicos no posto de saúde do Guará e de outras localidades. Esse é um pedido que chegou até nós por meio dos moradores e que o prefeito já acatou. Ele já solicitou ao secretário de Saúde, Márcio, a contratação de novos profissionais o mais rápido possível. Seguimos firmes, junto com a gestão do Denilson, buscando melhorar a qualidade do atendimento e a vida dos guarapuavanos”, concluiu.