Prefeitura fiscaliza atividade do comércio em Guarapuava

No último sábado (04), o prefeito Cesar Filho anunciou a abertura parcial do comércio guarapuavano, que deve seguir a escala estabelecida pela administração municipal. Nas ruas, fiscais atuam para garantir a saúde da população e o cumprimento das regras.

Para a fiscalização, como explicou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza, existe uma equipe multidisciplinar que atua na fiscalização do cumprimento dos decretos sobre a Covid-19. “Recebemos as reclamações via ouvidoria, Procon e plantão da Vigilância Sanitária. Inicialmente, orientamos os estabelecimentos, em seguida notificamos esses locais e, se o descumprimento persiste, pode haver cassação do alvará ou outras sanções previstas no código de posturas”, disse o secretário.

Em estabelecimentos com serviços essenciais, a equipe atua com advertência sobre as medidas de segurança e prevenção como “distanciamento entre as pessoas, uso de equipamentos de proteção pelos funcionários, álcool em gel para clientes e máscaras para todos”, acrescentou Paulo.

A equipe multidisciplinar é composta por agentes da Defesa Civil, Fiscalização Geral, Vigilância Sanitária, Setran e engenheiros agrônomos. O serviço também conta com o auxílio da Polícia Militar e das secretarias municipais de Habitação, Meio Ambiente, Obras e Turismo, Políticas Públicas Para as Mulheres e Administração, que fortalecem a atuação da equipe. Com este trabalho, o município segue cumprindo as normativas de segurança pública, como o distanciamento social e a política de não aglomeração.

“Temos um carro de som percorrendo os bairros, orientando a população e os idosos sobre o isolamento social. Nossa equipe também fiscaliza o funcionamento dos serviços de entrega em domicílio, igrejas e similares”, complementou o secretário.

As medidas foram tomadas para achatar a curva de contaminação da Covid-19 e minimizar a velocidade de propagação do vírus. O não cumprimento das medidas previstas nos decretos municipais gera uma multa para o estabelecimento de 25 UFM, correspondente a R$ 1.515.

Para denunciar o descumprimento das medidas, a população pode entrar em contato com a ouvidoria, através do número 156. No ato da reclamação, é necessário que o informante relate o nome da empresa, atividade, localização e a infração. Para dúvidas sobre as medidas do decreto, bastante enviar um e-mail para duvidacovid@guarapuava.pr.gov.br.

Deixe um comentário

Duplicação em Guarapuava recebe as primeiras placas de concreto de 21 cm de espessura

Obra na PRC-466 entre o município e Palmeirinha entrou em uma nova etapa esta semana, com início da camada de rolamento do novo pavimento rígido de concreto

A obra de duplicação em concreto da PRC-466, entre Guarapuava e Palmeirinha, entrou em uma nova etapa esta semana, com a execução das primeiras placas de concreto da nova pista. O investimento na obra é de R$ 139.785.485,97, atendendo um trecho de 11,52 quilômetros de extensão.

Com 21 centímetros de espessura e 4 metros de comprimento, as placas são a camada de rolamento do novo pavimento rígido de concreto da pista duplicada, ou seja, a camada que ficará em contato direto com os pneus dos veículos. Elas estão sendo executadas a partir do km 250, na pista direita e acostamento, nos trechos em que já está pronta a plataforma, sub-base e base da pista, com tempo de cura de 21 dias, sendo liberadas para o tráfego em uma etapa futura da obra.

Continuam em andamento os demais serviços da duplicação, como a terraplenagem do terreno ao lado da pista existente, inclusive exigindo múltiplas detonações de rochas, a implantação do novo sistema de drenagem de águas e galeria celular, a construção da ponte sobre o Rio Coutinho, e melhorias na pista existente da PRC-466.

Este último serviço faz parte da restauração em concreto por meio da técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual é recuperado e aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. Por enquanto os acostamentos da pista antiga já estão passando por manutenção com concreto compactado a rolo (CCR), como parte dos preparativos para o whitetopping. A obra está 18,39% executada e deve ser finalizada em fevereiro do ano que vem.

Os serviços buscam evitar ao máximo a interrupção do tráfego e transtornos ao usuário, sendo planejada a utilização da pista nova para então executar a recuperação da antiga, em segmentos.

Nas etapas seguintes da duplicação também serão implantadas nova sinalização vertical, sinalização horizontal, implantação de dispositivos de segurança viária, iluminação pública, e demais serviços complementares.