Prefeitura de Guarapuava decreta luto pela morte de Bernardo

É grande a comoção pela morte do deputado guarapuavano Bernardo Ribas Carli, morto tragicamente em um acidente aéreo neste domingo (22), perto de União da Vitória. Autoridades, políticos de todo o Estado e sociedade estão se manifestando nas redes sociais lamentando o episódio.

A Prefeitura de Guarapuava, através do prefeito Cesar Silvestri Filho e, decretou luto oficial de três dias, suspendendo o expediente. Uma nota, divulgada há pouco pela Assessoria de Comunicação e publicada no site da prefeitura,  suspende o expediente da administração direta e indireta nesta segunda-feira (23), já que o corpo de Bernardo será velado a partir das 8h no Paço Municipal.

Cesar Filho se manifestou sobre a morte de Bernardo:

Bernardo e eu compartilhamos a mesma vocação e vínhamos construindo juntos, ao modo da nossa geração, uma parceria cujos resultados já se fazem presentes no grande momento que estamos vivendo em Guarapuava e em toda a região.

Dá uma tristeza imensa vê-lo partir tão cedo, justo quando nos preparávamos para novos e ousados projetos focados no futuro de nossa cidade e do nosso Estado.

Sou especialmente grato à sua participação decisiva nos avanços alcançados por Guarapuava nos últimos anos. Quero registrar ainda que todos reconhecemos a sua imensa dedicação, tanto que sofreu o acidente justamente por viver na plenitude sua vocação, já que estava a caminho de mais um encontro das comunidades às quais servia com alma e energia.

Por isso, neste momento tão triste, eu só posso pedir a Deus que conforte e alivie o sofrimento de sua família e de todos com quem ele convivia e que o admiravam. Bernardo você vai fazer uma falta imensa a todos nós.

Minha solidariedade e orações também aos familiares do comandante Laércio Tavares e do copiloto, cujo nome ainda não foi divulgado.

Guarapuava está em luto

Cesar Silvestri Filho
Prefeito de Guarapuava”

 

MAIS MANIFESTAÇÕES

O Governo do Paraná e a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) também decretaram luto pelo período de três dias.  A governadora Cida Borghetti divulgou nota lamentando a morte do deputado:

“Recebi com profunda tristeza a notícia do acidente do deputado Bernardo Carli. Conhecia o Bernardo desde pequeno, acompanhei o seu nascimento e toda a sua trajetória política, desenvolvida com talento e idealismo. Bernardo já brilhava e iria brilhar muito mais, não tenho dúvidas.

Sentirei muito a falta do sorriso contagiante, da alegria e da forma respeitosa como tratava as pessoas ao seu redor. Essa perda prematura é devastadora para todos nós, mas, principalmente, para os seus familiares. Minha solidariedade à família Carli e às famílias dos profissionais que realizavam o voo.

Que Deus possa confortá-los nesse momento de dor. Querido Bernardo, descanse em Paz.

O prefeito de Turvo, Jeronimo Gadens do Rosário, se manifestou numa rede social. “Ainda sexta na abertura de nossos jogos falava de seus sonhos. Jovem, entusiasta e batalhador pela nossa região. Turvo agradece todo o trabalho prestado a nosso município. Vai em paz amigo Bernardo. Que Deus conforte amigos e familiares”.

Também em uma rede social, “A Administração Municipal de Goioxim e certamente toda a população, prestam as mais sinceras condolências a família do Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, o qual veio a falecer hoje em um trágico acidente aéreo. Nossos eternos agradecimentos por tudo que fez e que procurou fazer por Goioxim. Que Deus conforte toda a família por essa perda irreparável!”

De Foz do Jordão, o prefeito Ivan Pinheiro da Silva publicou:

“Infelizmente hoje é um dia de pesar, data de profunda tristeza, onde nos chega a notícia de sua partida , e tão prematuramente… homem público sempre comprometido com o povo paranaense, sempre esteve ao lado de nosso municipio, batalhando por conquistas, e pela melhora de vida aos nossos cidadãos.
Jovem de sorriso fácil, que sempre carregou consigo alegria, simpatia, comprometimento e sinceridade, muito obrigado pela sua amizade e por tudo quanto fez pelo povo Fozjordense.
Os nossos mais sinceros votos de pesar a todos os amigos e familiares, que o doce Consolador o Espírito Santo traga conforto a todos nós, além de seus muitos amigos e a toda a família.”

São inúmeras as mensagens de vereadores de toda a região e deputados estaduais. Cristina Silvestri, em sua página no Facebook, postou a seguinte mensagem: “É com muito pesar que recebi a notícia do acidente e falecimento do meu colega deputado Bernardo Ribas Carli. Uno-me à Família em luto e consternação, pedindo a Deus o conforto ao Fernando, Ana Rita, ao Nando. À Família dos pilotos. Não há palavras que traduzam um momento de dor como esse.”

O guarapuavano Artagão Júnior também lamentou a morte do colega deputado.Infelizmente, no dia de hoje recebemos a notícia da morte do nosso amigo deputado Bernardo Carli. Um dia triste, de reflexões e de tristeza para aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com o Bernardo, um jovem trabalhador, sonhador, de um coração grande, de uma humildade contagiante. Infelizmente chegou a sua hora, e os nossos sentimentos são de tristeza e lamentação. Pedimos a Deus que conforte a família e todos os amigos do nosso amigo deputado Bernardo Carli”.

LUTO

 

O decreto da Prefeitura de Guarapuava determina a manutenção dos serviços essenciais à população, como o funcionamento normal das Urgências e Emergências, Samu, Fundação Proteger e Conselho Tutelar, além do posicionamento da bandeira do município a meio mastro em sinal de luto.

O luto oficial é decretado como forma de reconhecimento do Poder Público Municipal, e da sociedade, pela contribuição de Bernardo Ribas Carli ao município de Guarapuava.

(Fotos: Reprodução e Alep)
Deixe um comentário