Prefeito em exercício, Itacir Vezzaro recebe lideranças comunitárias em Guarapuava

Foto: Secom

Mais de 30 lideranças comunitárias, de 15 Associações de Moradores de bairros de Guarapuava, estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira (18), com o prefeito em exercício, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro. Essas reuniões são de extrema importância porque os líderes comunitários trazem até nós as demandas da população. Com isso fazemos o planejamento elencando as prioridades. É uma oportunidade de estarmos próximos à população, ouvindo as demandas para atender as reivindicações, explica Itacir Vezzaro.

As 15 instituições fazem parte da União Guarapuavana de Associações de Moradores (UGAM). De acordo com o presidente, Vilmar Roberto Zainedir, mais conhecido como Vermeio Primavera, é dever dos líderes comunitários fazer contato com o poder público. Também somos os representantes da população junto aos poderes públicos. Sabemos tudo o que acontece no bairro, além disso, sempre que surge um problema, os moradores procuram a Associação para fazer a reclamação, comenta o presidente da UGAM, ao lembrar que todas as reivindicações foram repassadas diretamente ao prefeito em exercício e ao Secretário Executivo, Fernando Damiani. Prefeito em exercício Itacir Vezzaro e secretário Fernando sempre deixaram as portas abertas para nós, por isso trouxemos nossas demandas para que eles saibam quais são as prioridades da população e possam buscar as melhores soluções para os moradores de cada bairro.

Entre as reivindicações apresentadas, a prioridade é a infraestrutura, como construção de novos asfaltos e galerias pluviais, além de melhorias na iluminação pública, ampliação nos horários das linhas de ônibus e a instalação de novos pontos. Outra reivindicação do pessoal diz respeito à saúde. Sabemos das melhorias que foram feitas nas Unidades Básicas e a população reconhece isso, mas agora, com a saída desses últimos médicos, ainda temos dificuldade com a falta desses profissionais em alguns postos de saúde, diz Vilmar.

Como retorno imediato, o prefeito em exercício, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, adiantou às lideranças que as obras de asfalto no Feroz II e no Jardim Aeroporto serão retomadas em breve. Tivemos problemas com a empresa que estava executando o serviço, mas já estamos na fase final da contratação de uma nova empreiteira que vai retomar as obras o mais rápido possível, conclui Itacir.

Segundo o secretário de Saúde, Celso Góes, depois da saída de 13 médicos cubanos do Programa Mais Médicos, Guarapuava foi um dos poucos municípios do Estado que conseguiu preencher todas as vagas novamente. Além de preenchermos as 13 vagas do Mais Médicos, conseguimos mais um médico que veio transferido do Pinhão, além dos novos profissionais do PSS. Agora estamos aguardando a finalização do concurso público da Prefeitura de Guarapuava para contratar mais seis médicos.

Deixe um comentário

Serviço Família Acolhedora de Guarapuava está com inscrições abertas

Programa possibilita que famílias possam receber crianças e adolescentes que estejam enfrentando situação de risco

O serviço Família Acolhedora está com as inscrições abertas para novos participantes. O programa é uma parceria entre Prefeitura de Guarapuava, o Ministério Público e o Poder Judiciário, e está presente no município desde 2017. Cerca de 223 crianças e adolescentes já passaram pelo serviço. O programa capacita famílias da comunidade para receber crianças e adolescentes que estão afastadas das suas famílias de origem por medida protetiva ou por determinação judicial. Os adolescentes que estiverem em acolhimento familiar até os 18 anos podem permanecer até completar 21 anos de idade.

Todas as pessoas podem participar, desde que atendam os requisitos:

Ter mais de 21 anos, sem restrição de sexo e estado civil;

Tenham participado de todas as etapas de capacitação e avaliação psicossocial, oferecidos pelo Serviço;

Residir no mínimo 1 ano no município de Guarapuava;

Possuir renda comprovada;

Não possuir antecedentes criminais;

Ter atestado favorável de saúde física e mental;

Não podem estar inscritos no Cadastro Nacional de Adoção;

Levar RG, CPF e certidão de nascimento.

O acolhimento familiar dura aproximadamente 18 meses, podendo se estender dependendo de cada processo, e recebem um subsídio para auxiliar nas despesas enquanto durar o processo. As famílias acolhedoras podem receber uma criança ou um grupo de irmãos.

O papel das famílias acolhedoras é essencial para garantir um ambiente seguro, estável e acolhedor. “As famílias que acolhem as crianças e os adolescentes, atuam em um momento de fragilidade, elas podem oferecer um atendimento individualizado e humanizado, atendendo às crianças e adolescentes em sua totalidade. Isso oportuniza aos acolhidos vivenciarem um lar amoroso e tranquilo. Além disso auxilia-os a enfrentar este momento difícil e a ressignificar suas histórias”, ressaltou a coordenadora e assistente social do serviço Família Acolhedora Regiane Cristina Lopes.

As inscrições estão sendo realizadas na sede do Serviço de Acolhimento de Família Acolhedora, que fica localizada na Rua Vicente Machado, 1015, no Centro, ao lado da DiagMax, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo número (42) 3142-0600, ou pelo WhatsApp (42) 3142-0536.