População deve atualizar CadÚnico

Todos os beneficiários do CadÚnico em Guarapuava, com cadastro há mais de dois anos, devem atualizar suas informações para continuar participando de programas sociais do Governo, como o Bolsa Família, Tarifa Social da Energia Elétrica e da água, Minha Casa Minha Vida, entre outros. Os documentos necessários para a atualização do Cadastro são CPF e RG do titular ou do responsável ou documento oficial para outros membros da família, certidão ou CPF da criança e um comprovante de luz.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, a atualização deve ser feita no CRAS mais próximo da residência do beneficiado. Quem está há mais de dois anos sem atualizar o cadastro pode perder o direito aos benefícios que já recebe e aos que pode receber. É fundamental manter o CadÚnico sempre atualizado, explica a Secretária, Eliane de Carli, lembrando ainda que quem não precisa mais receber algum dos benefícios também deve informar à Secretaria.
Caso o benefício seja cancelado ou bloqueado, o beneficiário deve comparecer na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, 1075, Alto da XV. Guarapuava conta com estruturas do CRAS no Xarquinho, Morro Alto, Jardim das Américas e Boqueirão.
Deixe um comentário

Lançado em Guarapuava programa Mulher Segura

Iniciativa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento

Foi lançado em Guarapuava, na sexta-feira (04), na Câmara de Vereadores, o Programa Mulher Segura, uma iniciativa para a promoção da segurança, empoderamento e apoio integral às mulheres. Idealizado para combater a violência de gênero e promover a igualdade de oportunidades, o programa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento feminino em diversas esferas da sociedade.

O Tenente Coronel da Polícia Militar de Guarapuava, Busnello, ressaltou a importância da disseminação da informação e da atuação coletiva para combater a violência.

“Quando conseguimos disseminar a informação de forma eficaz, com uma legislação firme e uma população proativa, podemos esperar resultados significativos. Hoje, ao atendermos mais ocorrências, notamos que mais mulheres estão se informando, e isso tem um impacto direto: muitas estão deixando de ser vítimas de violência doméstica. A informação chega até elas, e com isso, elas sabem que têm alternativas. Elas sabem que existe um caminho para sair daquela situação de violência”.

Já a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Costa, destacou a importância da união de esforços entre as diversas esferas da sociedade para a implementação do programa.

“Não podemos ignorar a importância dessa fala, e é fundamental que todos se empenhem em multiplicar as informações que recebemos aqui hoje. Todos temos um papel nesse enfrentamento – não só os representantes da Secretaria ou da Polícia Militar, mas cada cidadão. Precisamos unir forças para garantir que a informação chegue onde ela realmente precisa estar. Acreditamos, com a ajuda de Deus, que conseguiremos diminuir esses números alarmantes de violência e, ao menos, ter algum controle sobre essa situação, que está desenfreada, não só em Guarapuava, mas em todo o Brasil”, enalteceu a secretária