O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Guarapuava, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), oferece 25 vagas gratuitas para o MBA em Gestão Pública e Inovação na modalidade EaD. Os interessados podem fazer a inscrição pelo site da universidade até o dia 21 de maio.
Segundo o edital de abertura, o candidato deve apresentar diploma de graduação, histórico escolar da graduação, cédula de identidade e comprovante de experiência profissional (caso tenha, conforme os critérios do edital).
Além disso, algumas especificações contam para a classificação final, como por exemplo, o tempo de atuação no serviço público, experiência profissional em tecnologia ou inovação, tempo de atuação no terceiro setor e pós-graduação concluída.
O secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida, disse que o ensino e a gestão pública precisam caminhar lado a lado. Ele ressalta que há algum tempo, havia o interesse, por parte da Secretaria de Educação, na promoção desta qualificação para os profissionais do serviço público nas diferentes esferas e que agora, um sonho se concretiza.
“Este MBA é muito importante para nossa região. Há algum tempo, estávamos nas tratativas para a realização desta pós-graduação em nossa cidade, com o intuito de atender toda a nossa região. Entendemos que uma qualificação profissional deste nível, pode ajudar a comunidade de uma maneira ampla e geral, e não somente na área do ensino.
O foco é nos servidores públicos, não só de Guarapuava, mas de outros municípios e de outras esferas, como do Estado e federais. Esta formação vai auxiliar e muito nas rotinas administrativas, melhorando os resultados dentro da administração, com o próprio entendimento na prestação de contas.
Tudo isso, vem ao encontro dos nossos servidores, principalmente no que diz respeito à gestão das nossas unidades, mais especificamente nos nossos diretores e servidores. Na área da educação, o MBA ajuda na promoção dos estudos de forma igualitária, porque entendemos que as pessoas que se submetem a um curso destes, têm condições de compreender o âmbito geral da educação, não somente na área pedagógica, mas em todas as outras áreas.
As relações entre a educação, a federação e o Estado, se tornam muito mais dinâmicas em se tratando da destinação de recursos e como eles podem e devem ser aplicados. Por isso, eu digo que é uma alegria muito grande poder fazer parte deste momento e entregar à comunidade de Guarapuava e da região, um curso deste porte e com esta importância”, discorreu Pablo.
Conforme Sávio Denardi, secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, a oferta do MBA no setor, vem ao encontro das necessidades desses profissionais nas mais diferentes áreas, com destaque para a gestão pública.
“A qualificação profissional em inovação com foco na gestão pública, se faz necessária, principalmente neste momento, quando o mundo todo passa por transformação.
Essas 25 vagas gratuitas vêm ao encontro de uma demanda crescente em nossa cidade e nos municípios do entorno, uma vez que a tecnologia e a inovação estão presentes no dia a dia de toda a sociedade. Eu convido os interessados para que conheçam este projeto e se inscrevam para o MBA”, considera o secretário.
“Vale ressaltar que este curso, tem um diferencial. Ele é ofertado por meio dos polos da Universidade Aberda do Brasil, no entanto, desta vez, ele é financiado pela Universidade Virtual do Paraná e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Os pós-graduados do MBA em Gestão Pública e Inovação são capazes de juntar foco e estratégias inovadoras para propor mudanças na administração pública.
Existe também a possibilidade de encontros presenciais no polo escolhido no momento da matrícula quando for necessário, sempre seguindo calendário do curso”, acrescentou Scheyla Tatiana Franke Ueno, coordenadora do Polo UAB de Guarapuava.
Sobre o curso
Esta é a segunda oferta do MBA em Gestão Pública e Inovação, que tem duração de 18 meses. Em 2023, o foco é para candidatos graduados em tecnologia: gestão pública, engenharias das áreas da computação e internet; Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de sistemas e Desenvolvimento de Sistemas ou Gestão da Tecnologia da Informação. LINK
O curso é realizado em ambiente virtual de aprendizagem, porém, conta com algumas atividades presenciais no Polo, como apresentação de trabalhos e outros eventos que possam surgir no decorrer da especialização.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), pelo telefone (42) 3142-7415.
Serviço
Inscrições: até 21 de maio, pelo site da UNICENTRO – (LINK)
Convocação para matrícula: 5 de junho
Período de matrículas: de 6 a 23 de junho