Política também é assunto para os jovens

Foto: Divulgação

A democracia, a cidadania e o voto consciente serão alguns dos temas em debate nas escolas estaduais do Paraná nos próximos meses. O Geração na Escola, uma das etapas do programa Geração Atitude, começou ontem, quinta-feira (3), em colégios de todo o estado.

Durante o Geração na Escola juízes de Direito, promotores de Justiça, representantes do Poder Legislativo e professores desenvolvem palestras e debates com os alunos no ambiente escolar, utilizando o Guia do Cidadão como base para as discussões. A publicação desenvolvida especialmente para o programa concentra informações sobre temas como Política, Democracia, Eleições, Voto e Cidadania.

O resultado desses debates e também do trabalho desenvolvido em sala de aula pelos educadores servirá de base para que os estudantes, sob a orientação de professores, elaborem propostas de projetos de lei que serão cadastrados para a disputa da última etapa do Geração Atitude. As inscrições das propostas já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude/projetos até o dia 8 de julho. Neste mesmo site é possível acessar a versão online do Guia do Cidadão e todas as instruções do projeto.

Neste ano 320 colégios estaduais já manifestaram interesse em participar do Geração Atitude. No entanto, o programa é aberto à participação de qualquer aluno do Ensino Médio dos mais de dois mil colégios da rede estadual de ensino.

Vencedores

Os projetos de lei inscritos serão avaliados por uma comissão composta por integrantes do Legislativo paranaense. Serão 32 projetos escolhidos e os autores dessas propostas, juntamente com o professor orientador, ganharão como prêmio uma viagem à Curitiba, quando poderão conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público do Paraná.

Lei

 O projeto vencedor da edição de 2015, apresentado pela estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, na época com 16 anos e aluna do Colégio Itacelina Bittencourt, de Cianorte, foi inclusive transformado em lei estadual. A proposta de Ingrid instituiu legalmente o Programa Geração Atitude, como atividade oficial a ser realizada anualmente no Paraná.

Já o projeto vencedor de 2017, que institui o Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying, do estudante Douglas Froelich, de Cruz Machado, também está prestes a se tornar lei no Paraná. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), juntamente com o deputado Schiavinato (PP), apresentaram a proposta que está agora em tramitação no Poder Legislativo.

Geração Atitude

 O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo os Poderes Legislativo, Judiciário, Executivo , através da Secretaria de Educação e da Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude, e o Ministério Público do Paraná, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual, por meio de ações educativas.

Em agosto de 2017 o projeto recebeu o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público na categoria Redução da Corrupção, disputando com projetos de todo o país durante o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, em Brasília

Deixe um comentário