Atenção: bandidos estão bloqueando controles de carros

Atenção redobrada na hora de travar o veículo (Foto: Reprodução)

 

Jonas Laskouski

 

“Voltaram a agir, principalmente em estacionamentos aqui da nossa cidade, bandidos com bloqueadores de controle de carros”. O alerta é do delegado-chefe da 14ª SDP (Subdivisão Policial) de Guarapuava, Rubens Miranda Junior, que nesta quarta-feira (26), pediu ajuda aos veículos de comunicação para que as informações fossem divulgadas.

“A vítima fecha o carro com o controle, imaginando que o carro esteja fechado, e vai fazer suas compras. No retorno, o bandido já entrou no carro, porque o carro está aberto na verdade, e retira o que quer. Muitas vezes, as vítimas nem percebem na hora que foram furtadas naquele local, só percebendo quando chegam em casa”.

O pequeno aparelho, usado pelos criminosos é uma espécie de controle remoto. Ao ser acionado próximo a um veículo, ele bloqueia o sinal do alarme e impede que as portas sejam trancadas pelo controle remoto da chave.

A orientação é para que os proprietários de veículos e motoristas verifiquem manualmente se a porta está travada. Outra recomendação: fique atento ao som do bip. Quando o bloqueador está acionado, não é possível ouvir o barulho do travamento das portas e nem o acionamento do alarme.

 

Deixe um comentário

Setenta e dois municípios vão receber veículos para ações voltadas às mulheres; Guarapuava está entre eles

Objetivo é reconhecer o desenvolvimento de ações a esse público e facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), divulgou nesta quinta-feira (13) os nomes de 72 municípios contemplados com veículos para serem usados em ações voltadas a mulheres. Eles foram habilitados a receber a doação porque possuem Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e preencheram os critérios definidos na Resolução nº 05/2025.

Por se tratar de um incentivo à implantação de sistema de governança da Política da Mulher, o programa busca reconhecer e apoiar o município que já definiu na sua estrutura administrativa o local da coordenação da política pública para este segmento.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, definiu essa doação como essencial para o fortalecimento da rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres no Paraná. “É um avanço significativo, pois garante que as políticas públicas sejam potencializadas, com mais estrutura, eficiência e acessibilidade no atendimento”, destacou.

“A implementação desse instrumento é fundamental para que mais mulheres no Estado tenham acesso a serviços de apoio e proteção, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas”, afirmou a secretária.

Municípios – A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes de Cianorte, Stephanie Azevedo, disse que o veículo dará mais celeridade aos atendimentos e ampliará a capacidade de realizar intervenções mais próximas e qualificadas junto às mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A viabilização de visitas domiciliares e ações em contato direto com a comunidade fortalecerá nossa atuação, tornando os serviços mais acessíveis, humanizados e eficazes. Trata-se de um importante instrumento para potencializar o alcance das políticas públicas e promover a equidade de maneira mais efetiva”, declarou.

Programa – O repasse de veículos a municípios que atendem critérios faz parte do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O programa tem como objetivo valorizar e reconhecer as iniciativas municipais em priorizar na agenda pública o desenvolvimento de ações voltadas à população feminina, bem como facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal.

Os veículos doados serão utilizados na estruturação da Secretaria da Mulher ou na qualificação dos serviços de promoção e garantia dos direitos, tais como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), acolhimento de mulheres em situação de violência com ou sem filhos, programas de empregabilidade e inclusão social e econômica, entre outros.

Confira a lista com os municípios contemplados:

– Adrianópolis

– Altamira do Paraná

– Apucarana

– Araucária

– Cambé

– Campina Grande do Sul

– Cantagalo

– Cafezal do Sul

– Capanema

– Capitão Leônidas Marques

– Cascavel

– Chopinzinho

– Cianorte

– Colombo

– Cornélio Procópio

– Cruzeiro do Oeste

– Dois Vizinhos

– Enéas Marques

– Fazenda Rio Grande

– Fernandes Pinheiro

– Francisco Beltrão

– Goioerê

Guarapuava

– Irati

– Itaipulândia

– Ivaiporã

– Japira

– Japurá

– Leópolis

– Loanda

– Londrina

– Mangueirinha

– Maringá

– Mato Rico do Paraná

– Missal

– Nova América da Colina

– Nova Tebas

– Palotina

– Paranaguá

– Pato Branco

– Pérola

– Pinhao

– Piraquara

– Pitanga

– Planalto

– Pontal do Paraná

– Prado Ferreira

– Quatro Barras

– Rancho Alegre

– Rebouças

– Reserva

– Reserva do Iguaçu

– Rio Negro

– Rolândia

– Roncador

– Sabáudia

– Salgado Filho

– Santa Helena

– Santa Tereza do Oeste

– São João do Ivaí

– São José dos Pinhais

– São Manoel do Paraná

– São Miguel do Iguaçu

– Toledo

– Turvo

– Umuarama

– Ubiratã

– Virmond

– Xambrê