Pesquisadora de Guarapuava representa o Brasil em levantamento sobre edição gênica

A pesquisadora do Vale do Genoma, Daiane Priscila Simão Silva, está representando o Brasil na produção de um levantamento sobre edição gênica, que será publicado, no ano que vem, no Third International Summit on Human Genome Editing na Royal Society em Londres.
A edição gênica pode ser utilizada em diversos setores como agroindústria e saúde, e permite alterar características ou propriedades dos organismos vivos, para ‘consertar’, melhorar ou produzir novos bioprodutos. Com as pesquisas também surgiu a possibilidade de realizar a edição embrionária em células humanas, podendo alterar o genoma da primeira célula de um embrião, alterando as características do bebe antes de sua formação completa. Essa mudança traz diversas discussões éticas sobre alterar características específicas, podendo trazer no futuro mais desigualdade, além de que pode alterar mais pontos do que o planejado, trazendo riscos desconhecidos.
Segundo a pesquisadora, a edição gênica tem sido amplamente discutida e tem mobilizado vários fóruns sobre o tema. Um deles é o da Royal Society que tem sido realizado para poder acompanhar a questão de governança e saber o que os países têm feito de legislação, estudos, acompanhamentos e intervenções para que o processo seja feito da melhor forma possível.
Para a construção do levantamento de boas práticas e de ações de governança dos países, a ONU e outras instituições envolvidas se organizaram para encontrar em cada país cientistas que já discutam sobre edição gênica e as questões éticas e no caso do Brasil a Doutora Daiane é a representante. “A importância de participar é mostrar até onde o Brasil já caminhou e perceber o que nós podemos fazer para o incentivo da pesquisa e as melhores estratégias dentro da parte da ética”, afirmou Daiane.
.
Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.