Parceria busca oportunidades para estudantes da rede pública

Lançada a Jornada da Ideia, no Celeiro de Inovação, um projeto que teve origem na parceria entre Cilla Tech Park, Celeiro de Inovação, Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, secretaria de Desenvolvimento e Inovação e Centro Universitário Campo Real.

Foram selecionadas sete alunas do Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob para participarem do projeto, que consiste em fortalecer suas idéias para que possam empreender e colocá-las em prática, tudo isso com a inclusão da tecnologia como uma ferramenta para auxiliá-las.

“O que a gente espera é que essas meninas tenham condições de empreender. Com tudo que estamos vivendo por aí, precisamos incentivá-las cada vez mais. Quando conseguirmos fazer com que elas entendam que as idéias delas têm vida, que são importantes e que se elas investirem nisso, podem ter retorno futuramente, tanto em conhecimento, quanto financeiramente.

Apostamos muito nesse projeto, é um início, são poucas meninas que estão participando, mas queremos ampliar mais para que elas possam perceber o verdadeiro significado disso e definitivamente entrar no processo e através disso mudar as suas vidas.” disse Dilce Scandolara, diretora do colégio.

Além da diretora, também estavam presentes a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran; o Diretor do Cilla Tech Park, Capitão Paulino Lorenzo Jr.; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Edil Espínola; a professora Isabelle Córdova, do Centro Universitário Campo Real; o vice diretor do Colégio Leni Marlene Jacob, Samuel Leopolski; e a assessora de tecnologias Educacionais do NRE e Diretora do Celeiro de Inovação, Isabela Queiroz.

As alunas assinaram um termo de compromisso e já estão com idéias em mente, ansiosas para executá-las.

“Meu objetivo no projeto é crescer no mundo digital, dos desenhos, animes e mangás, que é um ambiente em que sempre estive envolvida. Espero poder ter meu próprio mangá, minhas próprias edições e ajudar as pessoas com isso.” comentou Gabriela, uma das alunas selecionadas para o projeto.

Deixe um comentário

Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no programa Vida Digna II

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever no programa que beneficiará 99 famílias com moradias populares

A Secretaria Municipal de Habitação abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
  • Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
  • Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
  • CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril