Um estudo conduzido pela Artemisia, organização sem fins lucrativos que trabalha no fomento de negócios de impacto social, e pela siderúrgica Gerdau, revelou grandes oportunidades no setor de habitação.
Em 2017, 13% da população, em geral, vivia em domicílios inadequados e 28% da população com renda mensal inferior a R$406,00 possuía ao menos uma inadequação na residência.
Assim, a pesquisa intitulada Tese de Impacto Social em Habitação mostra que há espaço para que a iniciativa privada consiga empreender, inovar e crescer, gerando impacto positivo para a população em situação de vulnerabilidade social.
A tese é recente, mas o grupo Habicad já havia percebido essa oportunidade no setor habitacional em 2015, quando os ventos da tecnologia sopravam fortes. Nesse mesmo ano, então, unindo os avanços tecnológicos e as possibilidades no setor, resolveram criar a Habicad, uma plataforma online para gestão habitacional pública.
Segundo o diretor de novos negócios da Habicad, Irapuan Moro, a Habicad consiste em uma plataforma que controla todo o processo de gestão de programas habitacionais, auxiliando no armazenamento, análise e controle de dados das famílias inscritas. “Além disso, permite aos cidadãos terem acesso via internet a todas as etapas de seu processo e alterações realizadas, acrescentou.
De acordo com o o diretor de tecnologia, Adriano Krzyuy, a plataforma foi desenvolvida dentro da legislação brasileira pra atender as companhias de habitação ou secretarias de habitação. “É toda em ambiente web, o que permite uma flexibilidade da companhia para realizar toda a gestão. Ela gerencia o fluxo de trabalho, faz toda a gestão de atendimento, de filas, e controle de todo o processo de regularização fundiária. É um sistema bastante completo e moderno, garantiu o gerente.
Ainda de acordo com o gerente, a ferramenta oferece serviços como imagens em tempo real, que facilitam a fiscalização de pontos de favelização e relocação de famílias em situação de precariedade habitacional; cadastro dos munícipes com total segurança, nível de acesso controlado e transparência auditável; acompanhamento com gráficos e análises socioeconômicas que auxiliam o gestor na hora de priorizar grupos familiares; módulo de gestão financeiro de contas; banco de dados totalmente digital para gestão dos contratos dos mutuários, permitindo um acompanhamento do histórico completo dos empreendimentos; ouvidoria para denúncias e esclarecimentos, possibilitando que qualquer munícipe ajude a fiscalizar irregularidades, entre outros.