Foto: Reprodução
“Estado assume o compromisso de buscar efetivar os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável e atender necessidades da atual e das futuras gerações”
Nessa semana em Curitiba, o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, assinou a adesão do Paranacidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Já aderiram à agenda, 193 países que participaram da cúpula das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, realizada em setembro de 2015.
“Com este documento, o Paraná assume o compromisso de buscar efetivar os 17 objetivos, os princípios e as metas para chegar ao desenvolvimento sustentável e para atender as necessidades da atual e das futuras gerações. Vamos deixar as nossas digitais na construção deste sonho, disse Ratinho Junior. A partir de agora, vamos ser parceiros no alcance dessas metas, completou.
Este compromisso, com os 17 objetivos, inclui a luta para erradicar a pobreza; chegar à fome zero e à agricultura sustentável; à saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; a redução da desigualdade; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida da água, vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.
Sobre todos eles, a representante da ONU, presidente da Organização Mundial das Famílias, Deise Kusztra,. Disse que são milhões de possibilidades, respeitando cada cultura, as pessoas, o Planeta, a prosperidade, parceria e paz entre os povos. Kusztra deixou claro que todos são considerados universais, indivisíveis e interligados. Ela também pediu que todos se imbuíssem do slogan No one left behind (Não deixe ninguém para trás, em tradução livre).
O secretário Ratinho Junior, que é superintendente do Paranacidade, lembrou que as três dimensões citadas, para o desenvolvimento sustentável, incluem a economia, o ambiente e a sociedade.