Foto: Agência Estadual de Notícias
Arte Urbana e Viradinha Cultural Paraná 2018 foram criados para reforçar a formação de uma população mais consciente em relação às leis de trânsito
O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (10), em Curitiba, dois projetos artísticos-culturais de educação para o trânsito. Arte Urbana – Respeito no Trânsito e Viradinha Cultural Paraná 2018 foram criados para reforçar a formação de uma população mais consciente em relação às leis de trânsito.
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, participaram da cerimônia de lançamento, que aconteceu no Palácio Iguyaçu. Já fizemos várias ações conjuntas porque acreditamos que a Cultura pode e deve ajudar na educação no trânsito e na construção de uma sociedade mais justa, afirmou Fiani. O Governo do Estado está investindo R$ 611,5 mil dos dois projetos.
ARTE URBANA
O projeto Arte Urbana – Respeito no Trânsito tem como propósito a pintura em arte grafite de toda a extensão do muro do Detran-PR situado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, em Curitiba. São 160 metros de muro que receberão a arte de grafiteiros selecionados por meio de edital. Haverá ainda oficinas de grafite para jovens em situação de vulnerabilidade social.
VIRADINHA CULTURAL
A segunda edição da Viradinha Cultural Paraná será realizada de 6 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018, no Balneário Caiobá, em Matinhos, dentro do programa Verão Paraná do Governo do Estado. Neste período, crianças e adolescentes terão a oportunidade de assistir a espetáculos de circo, contação de histórias e peças de teatro, além de participar das oficinas e jogos lúdicos na tenda da Secretaria de Estado da Cultura e do Detran-PR. Todas as atividades serão gratuitas e dentro da temática de educação no trânsito. A seleção dos espetáculos apresentados durante a Viradinha está sendo feita por meio de um edital, que vai selecionar e premiar até 20 projetos de circo, contação de histórias e teatro para crianças e adolescentes.