(com Assessoria)
Os números do Outono Gastronômico, que movimentou Guarapuava no último fim de semana, confirmam o sucesso do evento, que, definitivamente, veio para ficar. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Parque do Lago, consumindo 4.300 porções dos 14 pratos oferecidos e movimentando em torno de R$ 100 mil reais durante os três dias de festa.
E realmente a culinária foi o grande atrativo. Na noite de sexta-feira (13), dia de abertura, a reportagem do Extra Guarapuava esteve presente e conferiu de perto um dos eventos mais esperados dos últimos meses.
A culinária foi uma das apostas da administração municipal. Saboreamos em cada prato a rica cultura oriunda de vários povos que formam a nossa cidade. Essa miscigenação e tradicionalismo fizeram do evento uma oportunidade de mostrar todo o potencial gastronômico que nossa região tem. Estamos orgulhosos de ter proporcionado a todos, um grande evento e uma programação especial no fim de semana guarapuavano, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
O vice-prefeito de Guarapuava e secretário de Turismo e Obras, Itacir Vezzaro, também enalteceu a primeira edição do evento. Sabíamos que seria um sucesso. Proporcionamos aos guarapuavanos e visitantes uma estrutura completa, para que a experiência fosse única. Planejamos e executamos cada detalhe, mostrando que Guarapuava está preparada para grandes eventos turísticos e gastronômicos. Nosso objetivo agora é promover uma edição em cada estação do ano, ressaltou Itacir Vezzaro.
Durante todo o evento, os visitantes puderam curtir também atrações musicais, café rural e a Feira do Lago. Na tarde do domingo (15), foi realizada a premiação do melhor prato do evento. O primeiro lugar foi para a Quirera Desconstruída do chef Tales Pacheco (foto abaixo); em segundo, o Cordeiro na Cerveja do chef Carlos Balkau e com o terceiro lugar a Costelinha Suína ao Molho de Bala de Banana feita pelo chef Guilherme Romani.
Além do título de melhor prato do Outono Gastronômico, houve premiação para os primeiros colocados. A Quirera Desconstruída é um resgate desse sabor do sul que envolve primordialmente a colonização. Os principais ingredientes utilizados para montar o prato foram a erva-mate e a quirera. Toda a convivência com os guarapuavanos proporcionou um resgate dessa cultura, o que me fez me divertir cozinhando no belíssimo Parque do Lago e tendo o gostinho de levar a primeira colocação, acrescentou o chefe Tales Pacheco.
VI FEIRA DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR
Incrementando o Outono Gastronômico, foi realizada simultaneamente a VI Feira da Agroindústria Familiar. Cerca de 50 agroindústrias de Guarapuava e região comercializaram diversos produtos como queijos, geléias, panificados, cervejas artesanais, artesanatos, entre outros. Sem dúvida a participação das agroindústrias familiares, dos cervejeiros guarapuavanos e da região também contribuíram para o sucesso do evento. Foi mais uma oportunidade de mostrar a qualidade dos produtos e gerar renda extra para esses produtores. Fizemos questão de ceder os espaços no evento a produtores regionais, pois somos uma cidade que cresce e queremos que outras também tenham a oportunidade de crescer, finalizou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.