OT Ambiental, verdadeira empresa que coleta lixo em Paranaguá

A verdadeira empresa que coleta lixo por delegação do Consórcio Litoral Ambiental em Paranaguá sob comando do prefeito Marcelo Elias Roque é a empresa cascavelense OT Ambiental.

Ela é dirigida pelo advogado Olides Berticelli (O) e seu sócio José Carlos Tortato (T), integrante da família Cima (com os parentes Gelso Luiz Cima, Siro Ivo Cima e Genor Cima), que juntou como certidão de seu conhecimento técnico em coleta de lixo na empresa líder do consórcio integrada pelo gerente da OT Ambiental (Luis Boeira), o documento do CREA em nome do responsável técnico Genor Alberto Cima (página 4428) na época do prefeito Edgar Bueno com o contrato de subempreiteira de coleta de lixo da empresa Engelétrica (conforme declaração de 2009 do empreiteiro José Eugênio di Biasio, página 4430 da licitação 22/2018 da prefeitura de Paranaguá).

A Engelétrica teve seu contrato rompido pela prefeitura de Cascavel, quando operou o sistema de coleta de lixo de 1999 a 2009, e seu dono José Eugênio di Biasio  foi convocado pelo promotor Sergio Machado da 7ª Promotoria do Patrimônio Público de Cascavel em 2016, no escândalo da licitação da coleta de lixo e suposto pagamento de vantagens a agentes públicos da cidade.

A empreiteira foi substituída pela OT Ambiental e um dos sócios é da família Cima que subempreitava a coleta da Engelétrica e ganhou o contrato em Paranaguá ao lado das empresas da família Boeira no Consórcio Litoral Ambiental, cujo patriarca Luis Carlos de Moura Boeira é gerente da mesma OT e proprietário da Biosfera Saneamento e Consultoria Ambiental Ltda ao lado de Tamara Niada Boeira.

Esta foi sócia inicialmente de Alda Lígia Niada Boeira na Servimax Obras e Serviços Terceirizados Ltda, sendo substituída pela técnica judiciária do Tribunal de Justiça do Paraná, Priscila Niada Boeira Bueno na condução da nova empresa da família.

Este conglomerado de empresas está sendo investigado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná por conta do contrato de coleta de lixo de Paranaguá, o que resultou na suspensão da licitação em 31 de julho por parte do prefeito Marcelo Roque.

Deixe um comentário

Prefeitura oficializa construção de capela mortuária e licitação para creche no Guará

As novas obras atendem demandas antigas da comunidade e reforçam compromisso com o desenvolvimento local

A Prefeitura de Guarapuava oficializou, nesta sexta-feira (28), a construção da Capela Mortuária no distrito do Guará, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade. Além disso, foi anunciado o início do processo de licitação para a construção de uma creche na região, ampliando a infraestrutura e os serviços essenciais para os moradores.

A cerimônia foi em frente ao Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus P. Guimarães, onde será construída a capela. O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de moradores, alunos e lideranças comunitárias.

Para o diretor do colégio, Luiz Alberto Ogibowski, este é um momento de conquista para a comunidade. “Essa construção começou a se tornar realidade há uns dois anos, quando conversei com o deputado Artagão sobre essa necessidade. De imediato, ele se comprometeu a buscar uma solução. Lembro até hoje do momento em que expliquei que não tínhamos um local adequado para velórios e ele me garantiu que encontraria uma forma de viabilizar a obra. Hoje, estamos aqui oficializando esse início tão esperado”, destacou.

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, enfatizou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão com o distrito. “Fico emocionado em estar aqui hoje, pois sou do Guará e sei da importância desse projeto. Esta capela mortuária era um pedido antigo da comunidade e, agora, conseguimos atender essa demanda. Esse é apenas o começo de muitas melhorias que virão para a região, sempre pensando no bem-estar de todos”, afirmou.

Além da capela mortuária, o deputado estadual Artagão Júnior anunciou outro investimento para o distrito. “Hoje, também anunciamos que já demos início ao projeto de licitação para a construção de uma creche no Guará. É uma alegria imensa poder ouvir a comunidade, entender suas necessidades e transformar essas demandas em realidade. Cada solicitação que recebo, eu encaminho ao prefeito Baitala, que tem se mostrado extremamente comprometido em atender os guarapuavanos”, ressaltou o parlamentar.

Ainda durante o evento, Artagão adiantou outra melhoria, para os distritos de Guarapuava, resultado da união do governo municipal e estadual. “Outra conquista importante será a ampliação do quadro de médicos no posto de saúde do Guará e de outras localidades. Esse é um pedido que chegou até nós por meio dos moradores e que o prefeito já acatou. Ele já solicitou ao secretário de Saúde, Márcio, a contratação de novos profissionais o mais rápido possível. Seguimos firmes, junto com a gestão do Denilson, buscando melhorar a qualidade do atendimento e a vida dos guarapuavanos”, concluiu.