“O turismo gera oportunidades de negócios e o Congresso Internacional de Turismo Religioso vai mostrar isso”, Itacir Vezzaro

A cidade de Guarapuava será palco nesta semana do XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de julho, no Vittace Centro de Convenções e Eventos. Todos os assuntos serão abordados de forma dinâmica por meio de conferências, debates, painéis, shows culturais, espaço de negócios e mesas redondas com a presença de 35 especialistas de diversos países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Honduras, Espanha e Portugal.

Para falar do evento, o vice-prefeito Itacir Vezzaro concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Extra Guarapuava, onde falou da importância do encontro para cidade. Ele também avalia os dois anos e meio no cargo e ações da atual gestão.

(Foto: Secom) “Guarapuava, com certeza, já é uma realidade turística”, diz Itacir, no centro da foto

Jornal Extra– A estrutura pública administrativa exige muitas ações com demandas diárias. Qual sua avaliação deste período no cargo de vice-prefeito?

Itacir Vezzaro– Um desafio diário onde atuamos em duas secretarias, do Turismo e Obras. Temos conversado bastante com a população para falar das necessidades, é isso que nos move, com desafios constantes. A população quer e espera do governante trabalho e por isso a necessidade de fazermos a nossa parte.

Na secretaria de obras nós estamos reestruturando o parque de máquinas, com equipes de profissionais e conjunto de máquinas que vem fazendo a diferença nas comunidades urbana e rural do município. No turismo o foco é fazer com que as pessoas conheçam Guarapuava. Para isso diversas ações estão sendo realizadas. Temos pontos turísticos belíssimo, onde o turista terá uma boa rede hoteleira e passeios inesquecíveis.

Jornal Extra– O que será está nova estrutura para os bairros São Cristóvão e Conradinho?

Itacir Vezzaro– Quando o prefeito Cesar Filho pediu para que eu assumisse a secretaria de Obras, ele me lançou um desafio para que fizéssemos a transferência dos trabalhos da secretaria para um outro local, tirando a circulação de caminhões e máquinas pesadas daquela região. Nesta linha foi trabalhado um projeto no local que vai abrigar um centro poliesportivo, Unidade de Saúde e uma base policial. Numa região onde conta com o Detran, escolas e comércios, com uma atividade econômica própria e sustentável.

Nos mais de 40 anos atuando na agricultura nós já conhecíamos as necessidades e demandas, onde as administrações tinham dificuldades de atender. Por isso a importância de estar alinhado com o pensamento da população guarapuavana

Jornal Extra– Se perguntarmos a nível de Estado quem é o vice-prefeito de Curitiba, Maringá ou Ponta Grossa poucos saberão responder. O projeto de turismo lhe deu essa visibilidade e Guarapuava já é uma realidade turística?

Itacir Vezzaro– Com certeza já é uma realidade turística, para isso foi montado o projeto Guarapuava 2026, com destaques para gastronomia, cerveja artesanais, estruturação de pontos turísticos, eventos de esportes radicais, as estruturas religiosas e o Caminho do São Francisco.

As parcerias estão sendo fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Com as empresas, entidades e pessoas que querem trabalhar o turismo. Um setor de uma economia limpa, numa cidade com inúmeras belezas naturais. De Guarapuava sai o malte que atende uma boa fatia do mercado cervejeiro, também já são mais de 70% do mercado de cerveja artesanal nacional atendido por aqui.

Se Rio Grande do Sul é forte em vinho, nós somos líder na produção de malte e cervejas artesanais, gerando empregos e renda. Temos outros de desafios de criar novas empresas que venham explorar a questão turística e uma delas será o de aventura. Mas o maior desafio será fazer com que o guarapuavano valorize nossos potenciais turísticos que temos. As pessoas costumam valorizar o quintal do vizinho e muitas vezes o nosso está mais bonito.

Jornal Extra- O Congresso Internacional de Turismo Religioso vem para mostrar está nova realidade turística?

Itacir Vezzaro– Será o turismo religioso aliando a fé das pessoas, onde vamos debater a questão econômica e financeira como negócio e forma de empreender. Na Europa o turismo religioso é fortemente trabalhado, onde as pessoas fazem as devoções nos santuários. Para isso elas precisam se hospedar, deslocamento e alimentação. O congresso vem para mostrar os três santuários, belíssimas capelas, igrejas, num evento inter-religioso que vai contar com diversas agremiações religiosas.

Nesta semana vamos ter a visita de pessoas ilustres, como o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que está pleiteando o próximo congresso no seu Estado. Nesta semana Guarapuava está sendo vista e conhecida por diversos países.

Jornal Extra– Por ser servidor você avalia que os profissionais e equipes fazem a diferença numa gestão?

Itacir Vezzaro– Com certeza fazem! Eu entendo que para fazermos uma boa gestão, primeiro precisamos conversar com a população para saber o que ela espera de uma administração, e termos bons profissionais, dedicados em cargos estratégicos isso tem um diferencial enorme no sucesso das nossas ações. É claro que tudo isso precisa estar dentro de bom planejamento e que este seja flexível. Numa gestão proativa sabendo onde queremos chegar.

Jornal Extra– Você foi o indicado entre oito a dez nome como vice-prefeito ao lado de Cesar Filho, se sente preparado para ser o próximo prefeito em 2021?

Itacir Vezzaro- É um novo desafio. Por 40 anos trabalhei no Estado pela Emater, sempre com as pessoas, as famílias, ouvindo a população. A questão de ser candidato a prefeito eu tenho meus projetos e meta de vida. Precisamos trabalhar muito forte a agroindustrialização, entre outras demandas de desenvolvimento social e econômico. Agora quem vai dizer ou me condicionar a uma pré-candidatura será a população, o meio empresarial.

O trabalho no associativismo é de suma importância e isso depende de muitas parcerias e boas relações de amizades. Preparado nós estamos, porque a vida nos preparou, estou com 60 anos, dos quais, 40 anos de vida pública, atuando com muita seriedade, humildade e transparência.

Mesmo com os avanços dos últimos anos, a cidade necessita de melhorias e novas implementações na Saúde, Educação, na questão de planejamento de ações na área central, como também na indústria e habitação. Defendo muito a área de turismo porque são oportunidades de negócios e o evento desta semana vai mostrar isso.

Deixe um comentário