FOTO. Divulgação
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, concedeu nesta semana uma entrevista exclusiva ao portal de notícias, Jornal Extra Guarapuava, onde falou dos passos a seguir após a sua desistência de uma pré-candidatura ao governo do Estado, obras em andamento, novos projetos e a inauguração do Shopping Cidade dos Lagos. Confira alguns tópicos da entrevista.
Jornal Extra Guarapuava- Após a desistência a uma candidatura ao governo do Estado, como está sendo retomar os projetos no município e ao mesmo tempo trabalhar o emocional?
Cesar Filho – A decisão de concorrer ao cargo no governo do Estado, foi um processo onde procurei trabalhar para viabilizar essa candidatura, tentando fazer dela um projeto viável que fizesse sentido para Guarapuava também. Certamente, seria algo bom para cidade no protagonismo político estadual e até mesmo a oportunidade de ter um guarapuavano governando o Estado depois de quase cem anos. Algumas dificuldades que tivemos e teríamos pela frente foram as alianças com os partidos políticos, peça fundamental para continuidade do projeto. Como também, um tempo maior de televisão, com condições de falarmos do projeto de gestão para governar o Paraná. A candidatura nunca foi de aventura e sim um projeto ousado e político. A oportunidade de apresentar ao Paraná a inovações que aplicamos nesta gestão, obras e transformações importantes para o município, a região e o Estado. A renúncia do governador Beto Richa e a atual governadora Cida Borghetti ter lançado sua candidatura também contribuíram para este quadro de desistência a candidatura.
Jornal Extra Guarapuava- Surpreendeu o senhor a boa colocação nos índices das pesquisas, com maior intensidade no interior do Estado?
Cesar Filho – Confesso que sim! Não imaginava que iniciaria o processo num patamar onde eu apareci praticamente empatado com a vice-governadora Cida desde o início. Isso deu a compreensão que Guarapuava está sendo observada pelo Paraná. Atribuo isso a percepção que as pessoas de fora tem da atual administração no município. Com as transformações que estão acontecendo aqui. Isso é um ativo político para cidade e mostra a disposição do eleitor em buscar alternativas.
Jornal Extra Guarapuava- O senhor vinha numa sequência de inaugurações de obras, passado este projeto político, como está sendo a projeção de novas obras para Guarapuava?
Cesar Filho- Estamos mantendo o ritmo, onde tivemos um ciclo de entrega de obras no mês de março, em maio e junho temos outras obras importantes a serem entregues para a população. Entre elas o Teatro, a Rodoviária, a Lagoa, obras no Trianon e Palmeirinha. Estamos com um volume significativo de ações que vão se intensificar ao longo do ano. Duas obras importantes acontecendo no Jardim Aeroporto, Das Américas, Feroz II e Vila São João. Devemos implantar a rede de esgoto no distrito da Palmeirinha e teremos projetos na área de habitação. Temos que destacar as obras do Hospital Regional. Vamos continuar a busca de recursos para melhorar a infraestrutura da cidade num todo. Desde que assumi enfrentamos restrição financeiras, arrecadação em queda e aumentos constantes de preços e serviços. Agora com a queda da inflação e aumento de arrecadação será possível uma maior capacidade de investimentos. Principalmente em áreas que irão promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
Jornal Extra Guarapuava- Em que patamar se encontram as obras do Aeroporto?
Cesar Filho – Estamos na fase final. Acredito que essa obra, junto com a da avenida XV de Novembro foram as mais desafiadoras. Uma obra em aeroporto é complexa, extremamente técnica, é a maior obra do município. Um terminal de passageiros, ampliação e alargamento de pista. No dia 10 de maio a empresa área Azul deverá reunir lideranças políticas, empresários e imprensa para apresentação do plano de trabalho na operação de voos partindo de Guarapuava para outras regiões. A Azul, é uma realidade, a nossa expectativa que ainda neste ano tenhamos todas a licenças da Anac, para poder dar início na operação dos voos.
São obras emblemáticas e ousadas, que até pouco tempo eram inimagináveis, que eram tratadas com muito ceticismo entre as pessoas. Muitos diziam que um shopping ou um aeroporto em Guarapuava não daria certo. Isso está sendo desmentido, diz Silvestri.
Jornal Extra Guarapuava- Em termos de gestão pública quais são as inovações tecnológicas aplicadas nos setores públicos do município?
Cesar Filho – Tenho dado prioridade nas tecnologias que aproximam os cidadãos dos serviços públicos executados pela prefeitura e facilitam uma interação maior entre o cidadão e administração. O exemplo disso é o aplicativo ‘Fala Saúde’, onde o usuário pode avaliar o serviço que está sendo prestado. Alguns até falam das dificuldades da população em lidar com essas novas tecnologias, mas não vejo dessa forma, vejo sim a cada dia a população fazendo uso dos Smartphones, entre outras tecnologias. São serviços gratuitos que facilitam o dia a de todos, num modelo de aplicativos simplificado. Isso faz com que o cidadão participe mais da gestão apontando onde existe um problema ou falha a ser atendido de forma mais imediata, com isso permite que administração seja mais ágil nas suas ações. Outro exemplo, é a parceria público privada para iluminação pública, com a troca de todas as lâmpadas comuns pelas de led, que vai diminuir os custos para o setor público e a população. Com a melhoria na segurança nas instalações de câmeras de monitoramento em vários pontos da cidade. As inovações tecnológicas também contribuem para a inclusão de cidadania, onde estimula as pessoas de diferentes faixas etárias para que venham fazer uso dessas inovações e tecnologias.
Jornal Extra Guarapuava- O que representa para Guarapuava a inauguração do Shopping Cidade dos Lagos?
Cesar Filho – O Shopping e o Aeroporto são dois símbolos desta nova fase que a cidade está vivendo. Uma obra pública e outra privada, isso demonstra este momento de harmonia do crescimento e ampliação dos investimentos, sendo feitos de forma articulada, se interagindo e apoiando mutuamente. São obras emblemáticas e ousadas, que até pouco tempo eram inimagináveis, que eram tratadas com muito ceticismo entre as pessoas. Diziam que um shopping ou um aeroporto em Guarapuava não daria certo. Isso foi desmentido, o aeroporto está quase pronto com a empresa área pronta para operar diariamente e do outro o lado o shopping completo, num projeto arquitetônico e inovador, com mais de cem lojas instaladas, onde vai gerar centenas de novos empregos. Vem de encontro com um simbolismo onde provérbios populares dizem, quer saber se cidade é grande, pergunte se tem avião ou se tem shopping, nós teremos a duas coisas em Guarapuava. Consolida a cidade como polo regional de desenvolvimento e oportunidades. Eu sempre digo que o shopping será a oportunidade da realização de sonhos, onde a adolescente de Laranjeiras do Sul ao completar 15 anos, terá como pedido especial aos pais um passeio no shopping de Guarapuava. Isso reforça a cidade como referência para o interior do Estado, em cultura, lazer e a qualidade de vida dos cidadãos.