A comunidade escolar da cidade de Turvo, esteve em festa nesta semana, com a entrega oficial do novo Centro Educação Infantil “CMEI Vó Luiza”, que terá capacidade para abrigar cerca de 200 crianças em período integral. Uma obra que durou sete anos para ser concluída na atual gestão.
Foram resolvidos problemas de infiltrações, trocou-se as calhas, a fiação elétrica, muros foram demolidos e novos construídos, oferecendo total segurança aos alunos. Os pais também podem contar com novo estacionamento e acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
A antiga creche “Professora Luiza Schimachel Pilati” hoje também faz parte do CMEI Vó Luiza e também foi reformada com a troca de azulejos, melhorias nas salas e banheiros, cozinha, pintura, novas janelas, móveis e equipamentos. Sua estrutura conta com 4 salas de aulas com banheiro infantil e banheira, cozinha/lactário, sala de amamentação (essa unidade recebe os alunos do berçário), sala dos professores, secretaria, lavanderia e banheiros.
O novo espaço da super creche, por sua vez, conta com 8 salas de aula, sendo 2 com banheiros e chuveiros, lactário, brinquedoteca, refeitório, sala dos professores, secretaria, almoxarifado, banheiros infantis e adultos, além do saguão com brinquedos e do espaço gramado onde as crianças podem tomar banho de sol e desenvolver atividades lúdicas.
A finalização da obra, muros de arrimo e reforma teve o custo total de R$ 515.365,30 sendo este valor oriundo de recursos próprios do município, pois, devido à paralisação da obra, perderam-se os prazos e recursos estaduais.
A denominação do espaço “Vó Luiza” é uma homenagem a uma das primeiras professoras do município de Turvo, senhora Luiza Schimachel Pilati, que se dedicou a ensinar as primeiras letras à população turvense.