Nossa Saúde é feita por gente igual a você: como nasce uma campanha
Imagine um ecossistema onde mais de 1.000 profissionais das mais diversas áreas resolvem problemas complexos, a grande maioria em contato direto com pessoas passando por um momento de dor física ou emocional.
Em meio a um labirinto de siglas, termos e protocolos, os números da Secretaria de Saúde de Guarapuava impressionam: são 42 estabelecimentos de saúde que, entre uma gama enorme de serviços prestados, atendem mais de 100.000 usuários e entregam quase 2 milhões de medicamentos, todos os meses.
Um problema de comunicação se define com base em números sólidos e informações abstratas: como a percepção do público sobre o funcionamento da rede afeta seus processos e pessoas? Como descobrir?
O primeiro passo foi realizar o briefing de criação, seguido de uma pesquisa qualitativa com grupos de servidores, para tentar rastrear as dores e delícias de quem trabalha com saúde pública; identificar os pontos de atrito internos e externos, entender o que move essa multidão a sair de casa muitas vezes quando ainda está escuro; o que motiva outros que rodam quilômetros para levar atendimento a lugares que muita gente nunca nem ouviu falar, por exemplo: Banhado Grande, Sundária, Purungos e Rio do Corvo.
Há ainda os que conferem notas, compram materiais, controlam estoques, limpam banheiros, consertam encanamentos, garantem que o sistema de informática funcione, atendem telefone. Gente cuidando de gente, com todas as arestas geradas no processo.
A partir desses insights, a bola estava quicando na quadra da Trade Marketing, que fez um golaço na concepção da identidade visual e na proposta de usar histórias reais, contadas pelos próprios servidores, para mostrar que a saúde de Guarapuava é feita por pessoas iguais àquelas que buscam atendimento.
A seleção dos protagonistas foi um processo interessante, que demorou semanas até ser definido. Os vídeos foram captados pela Núcleo Vídeo, em formato de entrevistas, conduzidas pela psicóloga Monica Tavares, da Secretaria de Saúde e foi nesse dia, quando a emoção tomava conta da equipe a cada depoimento, que tivemos certeza que algo importante estava sendo criado.
As fotos para os cartazes, busdoor e peças de web ficaram por conta do Will Kovaliu e toda a produção teve a participação fundamental da equipe da Secom, liderada pela secretária Renata Caleffi. Em mais de uma década de carreira na publicidade, foi a primeira vez que participei de uma campanha onde todos os itens se encaixaram, cronograma redondo, comprometimento total, produção sem atropelos.
Os resultados ainda serão medidos. É claro que haverá pontos a ajustar, porque também sabemos que no meio de tanta gente, há uma parcela mínima de servidores que detesta servir.
Cada ser é um universo, estamos falando mais de mil universos em rota de colisão. Mas tem uma coisa que posso afirmar sobre os meses de imersão em tão complexa galáxia: a maioria desses profissionais têm o mesmo objetivo, que é fazer a diferença na vida das pessoas.
Dias de luta e dias de glória, todo mundo tem uma história.