Moradores de Banhados reúnem-se para tratar do novo poço artesiano da comunidade

O acesso à água tratada e de qualidade já está se tornando realidade para cerca de 100 famílias da Comunidade Banhados, no interior de Guarapuava.

A conquista é possibilitada pela instalação de um poço artesiano comunitário, que já está em andamento e que reúne forças da Prefeitura, do Governo do Estado, da Sanepar e da própria comunidade para garantir uma execução eficiente.

Ao lado da equipe de Secretaria Municipal de Agricultura, o vice-prefeito comando uma reunião na última sexta-feira (24), com cerca de 30 famílias da Comunidade, para esclarecer os trâmites necessários para dar sequência ao trabalho.

“Nós estamos com o poço pronto e agora precisamos avançar em detalhes operacionais. Nosso primeiro passo é criarmos uma associação de moradores que fará a administração do serviço. Formamos hoje uma comissão com cinco pessoas que convocarão os moradores para um próximo encontro com a Sanepar, onde definiremos como será a distribuição de água, definição sobre preços, taxa de manutenção, tratamento e colaboração comunitária neste processo”, detalhou Itacir.

 

Deixe um comentário

Duplicação em Guarapuava recebe as primeiras placas de concreto de 21 cm de espessura

Obra na PRC-466 entre o município e Palmeirinha entrou em uma nova etapa esta semana, com início da camada de rolamento do novo pavimento rígido de concreto

A obra de duplicação em concreto da PRC-466, entre Guarapuava e Palmeirinha, entrou em uma nova etapa esta semana, com a execução das primeiras placas de concreto da nova pista. O investimento na obra é de R$ 139.785.485,97, atendendo um trecho de 11,52 quilômetros de extensão.

Com 21 centímetros de espessura e 4 metros de comprimento, as placas são a camada de rolamento do novo pavimento rígido de concreto da pista duplicada, ou seja, a camada que ficará em contato direto com os pneus dos veículos. Elas estão sendo executadas a partir do km 250, na pista direita e acostamento, nos trechos em que já está pronta a plataforma, sub-base e base da pista, com tempo de cura de 21 dias, sendo liberadas para o tráfego em uma etapa futura da obra.

Continuam em andamento os demais serviços da duplicação, como a terraplenagem do terreno ao lado da pista existente, inclusive exigindo múltiplas detonações de rochas, a implantação do novo sistema de drenagem de águas e galeria celular, a construção da ponte sobre o Rio Coutinho, e melhorias na pista existente da PRC-466.

Este último serviço faz parte da restauração em concreto por meio da técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual é recuperado e aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. Por enquanto os acostamentos da pista antiga já estão passando por manutenção com concreto compactado a rolo (CCR), como parte dos preparativos para o whitetopping. A obra está 18,39% executada e deve ser finalizada em fevereiro do ano que vem.

Os serviços buscam evitar ao máximo a interrupção do tráfego e transtornos ao usuário, sendo planejada a utilização da pista nova para então executar a recuperação da antiga, em segmentos.

Nas etapas seguintes da duplicação também serão implantadas nova sinalização vertical, sinalização horizontal, implantação de dispositivos de segurança viária, iluminação pública, e demais serviços complementares.